Exposição "40 primaveras de atletismo" conta a história de servidor da FURB apaixonado por esportes
Por Lucas Adriano [24/10/2025] [17 h57]
Está aberta à visitação até o dia 7 de novembro, no saguão do bloco A do campus 1 da FURB, a exposição “40 primaveras de atletismo”. A mostra é organizada pelo atleta Douglas Guironi Guaitorini Novelletto, servidor da Universidade que iniciou sua carreira no esporte em Blumenau nos Jogos Estudantis da Primavera de 1985.
Naquele ano, em uma competição de corrida que consista em dar duas voltas pelo quarteirão da escola onde estudava, no bairro da Velha, Novelletto descobriu seu gosto pelo esporte. Desde então, sempre passou a participar de competições, tendo ainda se desafiado em modalidades como a marcha atlética e salto em distância, além da corrida rústica.
“Pratiquei corrida em várias escolinhas aqui do município de atletismo, representei a Pró-Menor e representei também a Fundação Municipal de Esportes nas categorias de base e pratiquei várias modalidades dentro do atletismo. (...) Depois, representei a FURB primeiro pela Etevi e depois pela graduação”, afirma Douglas Novelletto, que trabalha da Divisão de Tecnologia da Informação (DTI) da FURB.
Ao longo da carreira, o desportista já correu desde competições curtas com provas de 100 metros, provas como Corrida Internacional de São Silvestre e maratonas em diferentes partes do Brasil. Neste período, também se dedicou a incluir a corrida em competições relevantes como a Confraternização dos Funcionários das Fundações Educacionais do Sistema Acafe (Cofafe). Atualmente, auxilia na organização de maratonas, corridas e eventos esportivos similares em Blumenau e municípios próximos.
Para seus treinos, o desportista utiliza a pista do Complexo Esportivo da FURB, localizado na parte alta do campus 1. Nela, ao menos duas vezes por semana, o desportista corre durante parte do seu horário do almoço mesmo sob altas temperaturas. Para ele, a Universidade tem grande contribuição na formação de atletas que levam o nome de Blumenau ao Brasil e ao mundo.
“Blumenau é um berço da marcha atlética no país. É um polo muito importante porque colocamos nas últimas sete Olimpíadas, pelo menos, um atleta de Blumenau nos Jogos Olímpicos. Tivemos o Sérgio Vieira Galdino com três participações, tivemos o Moacir Zimmermann, tivemos o Jonathan Hickman e agora o Mateusinho, já na sua segunda participação olímpica. Esses nomes são todos egressos da FURB (...) e todos eles foram, em alguma época, atletas do professor do curso de Educação Física e técnico da Fundação Municipal de Esportes de Blumenau, Ivo da Silva, que tem 52 anos de carreira de técnico e fez mais de 340 campeões brasileiros”, complementa Novelletto.
O desportista tem em seu acervo vários recortes de jornais, medalhas, troféus, uniformes e lembranças de competições das quais tanto ele participou quanto egressos da FURB, e que integram a exposição. Nela há ainda um QR Code que leva o público ao acervo virtual do Centro de Memória Universitária (CMU), com fotos e informações de corridas e outras competições esportivas que a FURB já realizou ao longo da história. Segundo o organizador da exposição, muito além de celebrar uma data, ela é uma forma de também homenagear entusiastas e amantes do esporte de Blumenau como um todo.
Assista à reportagem em vídeo e saiba mais sobre o assunto:

