“Fez total diferença na vida”, comenta mãe de criança atendida por projeto de extensão da FURB

“Fez total diferença na vida”, comenta mãe de criança atendida por projeto de extensão da FURB

Foto: Internet

A chegada do pequeno Anthony há um ano e dois meses foi a realização de um sonho na vida do casal Vitória e Almir Deon. Contudo, um detalhe inesperado descoberto durante o parto acabou transformando os primeiros meses de vida do recém-nascido e de toda sua família.

“No dia do parto, a gente descobriu que ele teve citomegalovírus. Foram 30 minutos para reanimar ele, 15 dias para escutar o primeiro chorinho, o tão sonhado chorinho. Depois de 64 dias de UTI, a gente ganhou alta, um pouco menos de um mês disso a gente recebeu o convite do observatório, onde a gente conheceu toda essa estrutura, ficou muito surpreso com o atendimento, que fez a total diferença na vida do Anthony”, conta a mãe Vitória Deon.

O citomegalovírus é um tipo de herpesvírus com infecção contagiosa por meio de fluidos corporais infectados, como saliva, urina, lágrimas, sangue e secreções. Também é possível a transmissão vertical, da mãe para o filho, podendo em casos mais graves causar danos permanentes ao desenvolvimento da criança.

Conforme os pais do Anthony, após ele receber alta, houve uma certa lentidão em seu desenvolvimento motor, muito por causa de traumas que a criança teve durante sua internação, necessitando de estímulos mais intensos para engatinhar e se movimentar. Tais estímulos são exercitados durante as sessões de fisioterapia do Observatório dos Bebês de Risco, projeto de extensão mantido pela FURB com acadêmicos de cursos do Centro de Ciências da Saúde da Universidade.

Em 2024, o serviço realizado pelo observatório tornou-se política pública municipal de Blumenau. As sessões são gratuitas pelo Sistema Único de Saúde, sendo que a FURB possui parcerias com a rede hospitalar do município, que encaminha bebês que tenham passado por gestações de risco ou complicações durante o pré-natal. No caso do Anthony, que nasceu em Blumenau mas que mora com a família em Penha, são oferecidas duas sessões de fisioterapia por semana, que acontecem no campus 5 da FURB, na Policlínica Universitária.

Assista ao vídeo abaixo e saiba mais sobre a história do Anthony: