Fisioterapia da FURB participa do 5º Cobrafito em Florianópolis
Por Elisiane Roden, estudante de Jornalismo [26/08/2025] [16 h22]
De 20 a 23 de agosto, estudantes e professores do curso de Fisioterapia da FURB participaram do 5º Congresso Brasileiro e Internacional da Associação Brasileira de Fisioterapia Traumato-Ortopédica (Cobrafito 2025), realizado em Florianópolis. O evento reuniu especialistas nacionais e internacionais da área da Fisioterapia Traumato-Ortopédica e em Reumatologia, proporcionando uma rica troca de experiências e atualização científica.
O professor Marcelo Bracht acompanhou cerca de 20 estudantes da FURB e esteve entre os palestrantes do congresso. Ele participou do painel de discussão “A prática da fisioterapia manual moderna”, no dia 20, e apresentou a palestra “Dor lombar em idosos: como o envelhecimento contribui para a cronificação da dor?”, no dia 21, além de outras atividades. Para o professor, a participação no congresso permite aos alunos vivenciarem um ambiente científico internacional. “Essa experiência amplia o conhecimento dos alunos para além do ambiente acadêmico, permitindo contato com pesquisas atuais, especialistas renomados e profissionais da prática clínica. É uma vivência fundamental para a formação, pois conecta os estudantes com a realidade que encontrarão na atuação profissional, especialmente em reabilitação de pacientes com dor crônica, condições ortopédicas, lesões e cirurgias”, pontua.
Para a estudante Catharine Soares de Andrade, do 8º semestre, a oportunidade foi única. “Foi uma experiência nova e enriquecedora, em que tivemos contato com profissionais renomados e estudantes de diferentes universidades do Brasil. Entre os principais aprendizados, destaco a importância da Prática Baseada em Evidências, muito enfatizada no Cobrafito. Além disso, poder ver nosso professor palestrando no evento nos enche de orgulho e reforça a excelência do ensino da FURB”, enfatiza.
O Cobrafito 2025 teve como foco a atualização de práticas clínicas e pesquisas científicas voltadas à fisioterapia ortopédica e reumatológica, promovendo discussões sobre reabilitação, dor crônica e avanços terapêuticos. O congresso é reconhecido como um dos mais relevantes da área na América Latina demonstra o compromisso da FURB em integrar ensino, pesquisa e extensão com os cenários mais atuais da profissão.