Focus pesquisa satisfação de servidores da FURB
Por Central Multimídia de Conteúdo/Jornalismo / Isabella Cremer [01/10/2020] [19 h46]
O projeto Focus historicamente procura entender e definir tendências e opiniões da comunidade de Blumenau. Nesta edição de 2020, irá apurar as percepções dos professores e técnicos administrativos da Universidade Regional de Blumenau (FURB) sobre possíveis conflitos entre trabalho e família, especialmente durante o período de pandemia que impôs a realização do trabalho remoto.
“A Universidade, durante esse período, viveu, como todas as outras instituições, uma situação atípica, levando para o trabalho remoto professores e técnicos administrativos e após seis meses de trabalho assim, entendemos que seria interessante medir qual foi o impacto disso”, explica Cynthia Boos de Quadros, coordenadora do Projeto Focus.
Para a preparação desta edição o projeto priorizou o tripé do Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade. O Ensino foi representado a partir das disciplinas de Pesquisa em Publicidade e Propaganda e Pesquisa Aplicada ao Jornalismo, e pelo projeto de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da aluna Débora dos Santos, do curso de Publicidade e Propaganda, que está pesquisando sobre relações de conflito entre trabalho e família em tempos de pandemia, com o trabalho remoto.
Já a Pesquisa e a Extensão, modalidades essenciais em uma universidade, foram representadas através da participação do professor Christian Falaster, do mestrado em Administração, que desenvolve pesquisas dessa natureza, e o próprio Projeto Focus, que é uma atividade de extensão.
O questionário da pesquisa será de autopreenchimento e anônimo. Serão três linhas de questionamentos, a primeira para avaliar as condições do trabalho remoto, como é a internet, o computador, o ambiente familiar, e se tem um espaço propício e confortável para execução da função. Já a segunda é para verificar sobre quanto o trabalho comprometeu o desempenho familiar, e também como a dinâmica familiar comprometeu o trabalho remoto, e o terceiro para apurar o comprometimento organizacional e de satisfação com a instituição.
Para que a pesquisa seja respondida pelo maior número de servidores, o questionário será enviado para o e-mail institucional, e é destinado para todos os professores e técnicos administrativos, sem distinção quanto à modalidade contratual, se são contratados ou concursados.