Formação da PRF discute estratégias de educação para o trânsito na FURB

Formação da PRF discute estratégias de educação para o trânsito na FURB

Foto: Te Orienta/PRF

A iniciativa tem apoio do projeto de extensão Te Orienta no Trânsito, desenvolvido pela Universidade

Com o objetivo de traçar estratégias para a educação no trânsito em Santa Catarina, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou uma formação com policiais responsáveis por projetos educacionais das delegacias do estado. O “Workshop do Grupo de Educação para o Trânsito e Cidadania da PRF em SC – GETRAN-SC”, foi entre os dias 13 e 15 de março, na Universidade Regional de Blumenau (FURB), por meio da parceria com o projeto de extensão Te Orienta no Trânsito.

No encontro, o grupo avaliou o desempenho de 2022 e planejou as atividades que serão realizadas nos projetos educacionais de cada delegacia participante, nas cidades de São José, Tubarão, Joinville, Itajaí, Lages, Mafra e Chapecó. Além disso, receberam instruções sobre o Projeto Educar PRF e a apresentação do projeto de extensão Te Orienta no Trânsito, com a intenção de replicar esse movimento em outras cidades e instituições, através de exemplos práticos já trabalhados nas escolas de Blumenau nos últimos anos. 

PRF grava depoimento no estúdio da FURB TV
Relatos de experiências ajudarão em futuras formações

Um dos participantes, o policial Carlos Rezende, avaliou a iniciativa de forma positiva. “Infelizmente lá [onde estou lotado], não temos essa parceria. E eu acredito que uma parceria dessa tem condições de gerar muitos bons frutos, porque junta a capacidade estrutural de toda uma universidade com a capacidade operacional também da PRF e o “no hall” dos colegas que fazem esse trabalho de campo de educação para o trânsito”, comenta.  

Depois da formação, os policiais visitaram as instalações da FURB e conheceram o Laboratório de Áudio, FURB TV e o Espaço de Formação e Experimentação em Tecnologias para Professores (EFEX). Ao final das atividades, também foram feitas gravações de relatos de experiências desses profissionais sobre atendimento de trânsito e nos projetos educacionais que eles desenvolvem. O material será utilizado em novas formações, oferecidas aos professores do município e do estado. 

“A experiência de ter feito o Workshop da PRF de Educação para o Trânsito, dentro da FURB foi maravilhosa. Todos os policiais se sentiram valorizados, se sentiram muito bem acolhidos e ficaram encantados com tudo que a universidade pode oferecer em benefício do projeto de educação para o trânsito que a PRF faz nas escolas”, avalia o policial Rafael Melati, responsável pela formação e integrante do projeto Te Orienta no Trânsito.

Apoio: Fundação Fritz Muller, Polícia Rodoviária Federal de Santa Catarina, Secretaria de Trânsito e Transportes de Blumenau, Jornalismo FURB, Centro de Ciências da Educação, Artes e Letras da FURB, Guarda Municipal de Blumenau e Escola Pública de Trânsito de Blumenau.