Formação da PRF discute estratégias de educação para o trânsito na FURB
Por Jornalismo [20/03/2023] [10 h43]
A iniciativa tem apoio do projeto de extensão Te Orienta no Trânsito, desenvolvido pela Universidade
Com o objetivo de traçar estratégias para a educação no trânsito em Santa Catarina, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou uma formação com policiais responsáveis por projetos educacionais das delegacias do estado. O “Workshop do Grupo de Educação para o Trânsito e Cidadania da PRF em SC – GETRAN-SC”, foi entre os dias 13 e 15 de março, na Universidade Regional de Blumenau (FURB), por meio da parceria com o projeto de extensão Te Orienta no Trânsito.
No encontro, o grupo avaliou o desempenho de 2022 e planejou as atividades que serão realizadas nos projetos educacionais de cada delegacia participante, nas cidades de São José, Tubarão, Joinville, Itajaí, Lages, Mafra e Chapecó. Além disso, receberam instruções sobre o Projeto Educar PRF e a apresentação do projeto de extensão Te Orienta no Trânsito, com a intenção de replicar esse movimento em outras cidades e instituições, através de exemplos práticos já trabalhados nas escolas de Blumenau nos últimos anos.

Um dos participantes, o policial Carlos Rezende, avaliou a iniciativa de forma positiva. “Infelizmente lá [onde estou lotado], não temos essa parceria. E eu acredito que uma parceria dessa tem condições de gerar muitos bons frutos, porque junta a capacidade estrutural de toda uma universidade com a capacidade operacional também da PRF e o “no hall” dos colegas que fazem esse trabalho de campo de educação para o trânsito”, comenta.
Depois da formação, os policiais visitaram as instalações da FURB e conheceram o Laboratório de Áudio, FURB TV e o Espaço de Formação e Experimentação em Tecnologias para Professores (EFEX). Ao final das atividades, também foram feitas gravações de relatos de experiências desses profissionais sobre atendimento de trânsito e nos projetos educacionais que eles desenvolvem. O material será utilizado em novas formações, oferecidas aos professores do município e do estado.
“A experiência de ter feito o Workshop da PRF de Educação para o Trânsito, dentro da FURB foi maravilhosa. Todos os policiais se sentiram valorizados, se sentiram muito bem acolhidos e ficaram encantados com tudo que a universidade pode oferecer em benefício do projeto de educação para o trânsito que a PRF faz nas escolas”, avalia o policial Rafael Melati, responsável pela formação e integrante do projeto Te Orienta no Trânsito.
Apoio: Fundação Fritz Muller, Polícia Rodoviária Federal de Santa Catarina, Secretaria de Trânsito e Transportes de Blumenau, Jornalismo FURB, Centro de Ciências da Educação, Artes e Letras da FURB, Guarda Municipal de Blumenau e Escola Pública de Trânsito de Blumenau.