FURB assina contrato com organização social que vai operar e gerir Hospital Universitário

FURB assina contrato com organização social que vai operar e gerir Hospital Universitário

Foto: FURB

Cerimônia de assinatura será realizada na segunda-feira, 29, no Auditório da Biblioteca do campus 1 da Universidade

 

Na próxima segunda-feira, 29, a Universidade Regional de Blumenau (FURB) assina contrato de gestão com o Instituto Maria Schmitt (IMAS) para execução de serviços de saúde no Hospital Universitário. A cerimônia de assinatura será realizada a partir das 15h no Auditório da Biblioteca da FURB, localizado no campus 1. A contratação da Organização Social deve agilizar e otimizar a operacionalização das atividades do hospital.

“A FURB celebra um marco histórico ao colocar em funcionamento, pela primeira vez, o seu Hospital Universitário. A iniciativa só se tornou possível graças ao apoio da Prefeitura de Blumenau, que reconhece na Universidade um pilar fundamental para o desenvolvimento da cidade e de toda a região”, celebra Marcia Sardá Espindola, reitora da FURB.

Com a assinatura do contrato, a Organização Social assumirá tarefas operacionais, permitindo que a FURB direcione esforços para as atividades acadêmicas e científicas. A Organização Social contratada deverá providenciar credenciamento junto aos órgãos regulamentares de saúde, realizar a contratação de profissionais, aquisição de equipamentos e a execução de serviços de saúde de forma gratuita aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) nas modalidades Pronto Atendimento, Hospital-Dia Cirúrgico e Serviço de Apoio Diagnóstico e Terapêutico.

“A abertura do Hospital Universitário da FURB é um marco histórico para a saúde de Blumenau, com impacto direto na região Norte da cidade. Esse reforço essencial à rede pública amplia a oferta de serviços gratuitos pelo SUS e aproxima o atendimento de qualidade de milhares de famílias que vivem nessa área. A parceria garante avanços importantes em setores como Pronto Atendimento, cirurgias e diagnósticos. Nosso compromisso é apoiar a operação para que os serviços entrem em funcionamento ainda este ano, beneficiando toda a cidade, com atenção especial à região Norte”, afirma Egidio Ferrari, prefeito de Blumenau.

As atividades devem iniciar até 17 de novembro, de acordo com o edital. A vigência do contrato será de 120 meses, mas pode ser prorrogada por igual período. A FURB atuará como órgão supervisor do contrato de gestão, podendo aplicar sanções no caso de descumprimento das obrigações previstas em contrato.

Para Andréa da Silva, diretora do Centro de Ciências da Saúde da Universidade, a celebração do contrato deve contribuir para o atendimento à saúde em Blumenau. “A implantação de novos serviços tende a impactar de maneira positiva na área da saúde, por possibilitar um aumento do acesso à população. No caso do HU da FURB, teremos inicialmente o desenvolvimento de atividades associadas a diagnóstico, pronto atendimento e procedimentos cirúrgicos”, destaca. No âmbito das atividades acadêmicas, o contrato também deve impactar positivamente. “Todos os cursos da nossa Universidade poderão utilizar o espaço e as atividades do HU como ferramenta, estratégia, campo para o desenvolvimento do ensino, pesquisa, pós-graduação e extensão. Ou seja, estamos ampliando nossas possibilidades”, enfatiza.

A reitora da FURB destaca que a qualificação de excelência só tem a ganhar com o futuro do Hospital Universitário. “Será um espaço estratégico para o ensino, a pesquisa, a extensão, oferecendo aos estudantes da FURB um ambiente de prática acadêmica de excelência. Além de formar profissionais ainda mais qualificados, o novo espaço abre caminho para projetos de inovação, geração de conhecimento e prestação de serviços que impactam diretamente a comunidade”, explica Marcia. Somado às atividades acadêmicas, o espaço será transformador para a região. “Com a dimensão do IMAS, as possibilidades que se abrem são motivo de grande entusiasmo. O Hospital Universitário será não apenas um campo de aprendizado, mas também um vetor de desenvolvimento social, científico e econômico, fortalecendo o compromisso da FURB com a saúde, a educação e a qualidade de vida da população”, afirma.

Localizado no campus 5 da FURB, o Hospital Universitário foi inaugurado em 2012 e iniciou suas atividades realizando pequenas cirurgias e exames diagnósticos. O edital de chamamento público voltado à contratação de Organização Social para o gerenciamento, operacionalização e execução das atividades e serviços de saúde do hospital foi lançado em 27 de junho e teve seu resultado divulgado em 8 de setembro.