FURB celebra os 175 anos de Blumenau em meio a conquistas, reflexões e desafios
Por Lucas Adriano [29/08/2025] [15 h56]
O dia era 2 de setembro de 1850 quando Hermann Bruno Otto Blumenau, liderando um grupo de dezessete imigrantes alemães, chegava pela primeira vez, pelas águas do rio Itajaí-Açu, ao espaço em que hoje está sediado o Centro Histórico de Blumenau. Com a autorização do governo provincial da época, Dr. Blumenau estabeleceu uma colônia agrícola em um território que posteriormente viria a ser desmembrado em cerca de 40 municípios de Santa Catarina, que hoje se situam nas regiões do Vale do Itajaí e Alto Vale.
Nos anos 1960, quando Blumenau estava saindo de uma realidade rural e acelerando seu processo de industrialização na área têxtil, sendo um contexto também desafiador a nível nacional, lideranças políticas, da iniciativa privada e da sociedade catarinense se mobilizaram para criar em Blumenau a primeira Instituição de Ensino Superior localizada fora da capital do estado. Em 2 de maio de 1964, é realizada a aula inaugural da Faculdade de Ciências Econômicas de Blumenau (FACEB), que viria a ser o embrião da FURB, reconhecida enquanto Universidade pelo Ministério da Educação (MEC) desde 1986.
De lá para cá, muita coisa mudou. A FURB se expandiu, inaugurou novos campi, formou lideranças empresariais, políticos, profissionais de diversas áreas e deu inúmeras oportunidades aos seus servidores e estudantes, recebendo pessoas de várias partes de Santa Catarina, do Brasil e do mundo. Enquanto Blumenau e o Vale do Itajaí se reconstruíam após as enchentes de 1983 e 1984, foram os pesquisadores da FURB que tomaram a iniciativa de instituir o Projeto Crise, pioneiro a nível nacional, que trouxe muitos conceitos que atualmente norteiam as atribuições dos órgãos municipais e estaduais de Defesa Civil no Brasil.
“É uma contribuição muito grande esta cultura universitária tão sonhada pelos blumenauenses, viabilizada pela primeira faculdade na região do Grande Vale do Itajaí. Quando estamos celebrando esses 175 anos, é algo de muito valor, de muita contribuição de formação de grandes profissionais. Muitos se projetaram internacionalmente em todos os setores e a FURB continua com esse projeto de se diversificar nas mais diferentes áreas, na área da saúde, na área da medicina, na área da formação das humanas. Ela é um polo de cultura muito vasto”, destaca a historiadora Sueli Petry.
Atualmente, a FURB acompanha um novo processo de mudanças na sociedade brasileira e de Blumenau, que ao longo de 175 anos também se transformou. Inicialmente, o que era uma colônia agrícola, tornou-se uma gigante têxtil. Em seguida, um polo tecnológico e hoje com diversificação de suas atividades, em serviços, turismo e gastronomia. Seja no ensino, na pesquisa, na extensão, na inovação ou na cultura, a FURB acompanhou estes momentos e mudou a vida das pessoas.
“Eu vim para Blumenau com 15 anos de idade para estudar aqui na Etevi. Foi a realização de um sonho, Blumenau sempre foi uma referência, uma cidade em Santa Catarina onde todos gostariam de morar. Eu me senti muito feliz em estar aqui, fui muito bem acolhida e aqui eu construí minha vida. (...) Parabéns Blumenau pelos seus 175 anos, é um grande orgulho fazer parte dessa cidade, desse município que tanto desenvolve qualidade de vida, bem-estar das pessoas. E a FURB quer sempre estar ao lado: Universidade e cidade, se desenvolvendo juntos. Parabéns, Blumenau”, afirma Marcia Sardá Espindola, reitora da FURB.
Para também celebrar os 175 anos de Blumenau, a FURB FM 107,1 veicula nesta terça-feira (2), às 18h, uma edição especial do programa Hora Certa da Notícia, com entrevistas e destaques relacionados ao aniversário de Blumenau. A produção pode ser acompanhada pelo rádio e pela programação ao vivo da emissora, disponível no site da FURB.
Assista também à reportagem especial da equipe de Jornalismo da FURB em celebração ao aniversário de Blumenau: