FURB desenvolve melhorias no Sistema Pronto, da Prefeitura de Blumenau
Por Camila Maurer [16/10/2025] [17 h03]
A Universidade Regional de Blumenau (FURB) foi contratada pela Prefeitura Municipal de Blumenau para retomar o desenvolvimento e manutenção do Sistema Pronto, utilizado pelo município nos atendimentos da Secretaria de Promoção da Saúde. O software foi criado em 2011 pela universidade e passou os últimos 14 anos sob manutenção de empresas terceirizadas. A contratação foi mediada pelo Instituto FURB e a coordenação geral do projeto de desenvolvimento de melhorias do sistema cabe à professora Luciana Pereira de Araújo Kohler, Mestre em Computação Aplicada e coordenadora do Laboratório de Desenvolvimento e Transferência de Tecnologia (LDTT) da universidade.
As melhorias a serem realizadas incluem novas integrações com o sistema e-SUS, além do desenvolvimento de novos módulos para auxiliar a gestão pública por meio da integração entre as secretarias de Saúde, Educação e Assistência Social. O projeto prevê, ainda, o desenvolvimento de indicadores para a gestão de políticas públicas. Atualmente, o sistema é usado para gerenciar prontuários eletrônicos dos usuários da rede municipal de saúde e fornecer suporte para áreas administrativas. A abordagem realizada pela Secretaria de Desenvolvimento Social também emprega um módulo inicial do software. Além de permitir a integração de um maior número de funcionalidades, a nova versão do sistema deve funcionar como uma base de dados integrada, capaz de viabilizar a tomada de decisões estratégicas.
O projeto conta com o envolvimento de três professores da universidade, um pesquisador voluntário, dois técnicos administrativos, três bolsistas internos e cinco bolsistas externos. O contrato tem duração de um ano, mas entregas parciais serão realizadas ao longo do período de desenvolvimento. Para a coordenadora do projeto, as melhorias devem ajudar os gestores na elaboração de políticas públicas. “Para a FURB, é gratificante voltar a prestar manutenção e desenvolvimento no sistema, pois o Pronto surgiu dentro da FURB. É uma oportunidade de fazermos a diferença na vida da população, uma vez que são as pessoas que utilizam o SUS e os serviços públicos que são as mais beneficiadas com o sistema. Com as melhorias a serem realizadas, será possível dar maior autonomia aos gestores públicos para que possam tomar decisões com maior precisão e que possam contribuir para as políticas públicas. Além disso, há oportunidade para que nossos bolsistas, acadêmicos de graduação, trabalhem em um projeto tão relevante e de grande porte como um sistema de gestão pública de Blumenau”, destaca Kohler.