FURB desenvolve tecnologia que permite avaliar equipamentos de alta tensão de forma não invasiva

FURB desenvolve tecnologia que permite avaliar equipamentos de alta tensão de forma não invasiva

Foto: Thair Ibrahim Mustafa

Pesquisadores do Departamento de Engenharia Elétrica da Universidade Regional de Blumenau (FURB) desenvolveram uma tecnologia que permite avaliar o desempenho de disjuntores de alta tensão sem conectar nenhum cabo ou instrumento. O processo de pesquisa que resultou no desenvolvimento dessa tecnologia foi conduzido por uma equipe composta pelos pesquisadores Thair Ibrahin Mustafá, Hugo Dominguez Almaguer, Sergio Henrique Lopes Cabral, Luiz Henrique Meyer, Ciro André Pitz, Cleiton Gili e Graziano Eliazar Cardoso. O método de medição teve sua patente concedida pelo Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI) e está disponível para licenciamento através da Agência de Inovação Tecnológica (AGIT) da FURB.

O equipamento desenvolvido pelos pesquisadores possui antenas que captam os sinais de radiofrequência emitidos pelos disjuntores. O processamento e análise desses sinais permite aos operadores compreender o desempenho dos disjuntores sem a necessidade de desconectá-los da rede. Atualmente, todos os métodos de avaliação disponíveis no Brasil e no exterior são invasivos, isto é, exigem desconectar os equipamentos da rede elétrica e conectá-los a instrumentos que realizam as medições, além de mobilizar equipes especificamente para essa finalidade.

Na avaliação dos pesquisadores, o método de medição desenvolvido pela equipe do Departamento de Engenharia Elétrica da universidade permite a redução dos custos de manutenção das subestações elétricas, além de ajudar as concessionárias a cumprir os índices de entrega do serviço estabelecidos pelos órgãos regulatórios e evitar perdas financeiras decorrentes das falhas no fornecimento de energia. O projeto foi desenvolvido para atender a uma demanda apresentada pelo Programa de Pesquisa e Desenvolvimento da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), por meio de uma parceria entre a FURB e a concessionária de energia elétrica do Rio Grande do Sul.

A patente concedida pelo INPI refere-se ao método de medição não invasiva desenvolvida pelos pesquisadores. Uma segunda etapa do projeto de pesquisa dedicou-se a desenvolver o protótipo de um equipamento para realizar a medição, cuja patente ainda está em análise pelo instituto. O processo de pesquisa para o desenvolvimento do método durou mais de uma década e teve seus resultados publicados no livro “Radiometria Aplicada à Análise do Desempenho de Disjuntores de Alta Tensão”, de autoria do pesquisador Thair Ibraim Mustafá, publicado pela Edifurb em 2019.

A metodologia de medição radiométrica integra a Vitrine Tecnológica da AGIT, que conta com mais de 20 produtos e tecnologias disponíveis para licenciamento. Empresas interessadas devem entrar em contato com a Agência de Inovação Tecnológica da universidade através do telefone (47) 3321 0605 ou do e-mail agit@furb.br.