FURB deve aderir ao programa “IES Amiga do Cidadão”

FURB deve aderir ao programa “IES Amiga do Cidadão”

Foto: FURB

Projeto que institui o programa foi aprovado pela Câmara de Vereadores de Blumenau

 

A Universidade Regional de Blumenau (FURB) se prepara para aderir ao programa “IES Amiga do Cidadão”. O programa é destinado a instituições de Ensino Superior que mantêm parcerias com o poder público para atendimentos à comunidade. O projeto de lei que institui o programa, de autoria do vereador Bruno Cunha, foi aprovado pelo Poder Legislativo em 13 de maio e segue para sanção do Executivo municipal.

Historicamente, o atendimento à comunidade tem sido um marco da atuação da Universidade Regional de Blumenau (FURB). Atualmente, são mais de 80 projetos de extensão ativos na instituição que promovem a conexão entre o saber acadêmico e as demandas da população. Em 2024, apenas nas Clínicas de Saúde, foram mais de 25 mil atendimentos, 2 mil atendimentos nas Clínicas de Odontologia, 12 mil atendimentos em fisioterapia. O Núcleo de Prática Jurídica (NPJ) ofereceu atendimento jurídico gratuito a cerca de 2 mil pessoas e o Observatório dos Bebês de Risco – transformado em política pública municipal em 2024 – realizou mais de 600 atendimentos. Projetos de educação em Ciências e Matemática beneficiaram quase 40 mil pessoas.

A iniciativa objetiva fomentar a participação de instituições de Ensino Superior públicas e privadas em parcerias com o Poder Público para a prestação de serviços gratuitos nas áreas de saúde, odontologia, psicologia e direito, entre outras áreas de interesse social. As instituições que aderirem ao programa receberão o selo “IES Amiga do Cidadão”, que terá validade de um ano. A proposta é permitir que as instituições que já desenvolvem projetos de extensão junto à comunidade ampliem o alcance de suas ações.