FURB participa de programação alusiva ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial

FURB participa de programação alusiva ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial

Foto: Lucas Adriano

Nesta quinta-feira (15), o prédio histórico da antiga Prefeitura de Blumenau, que hoje sedia a Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais, foi palco de uma ampla programação alusiva ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial, celebrado em 18 de maio. A FURB esteve presente com diversas iniciativas, principalmente com foco na curricularização da extensão, economia solidária e abordagem sobre o papel do Assistente Social junto a este público.

Às 13h30, a professora Claudia Sombrio Fronza, do Departamento de Serviço Social e responsável pela Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (ITCP/FURB), mediou uma roda de conversa apresentada no Espaço Elfy Eggert para um grande público que acompanhava a programação. Conforme a docente, a Economia Solidária é um importante aliado na luta antimanicomial, contribuindo para a geração de trabalho e renda, o desenvolvimento de projetos de arte e cultura e a inserção social de pessoas em sofrimento mental. Inclusive, a própria Associação Enloucrescer, de Familiares, Amigos e Usuários do Serviço de Saúde Mental do Município de Blumenau, é assessorada pela ITCP/FURB.

“Nosso debate hoje centrou-se no Cuidado em Liberdade, reforçando os avanços que a gente teve na política de atendimento em saúde mental, principalmente no campo da reabilitação psicossocial. Uma preocupação é entender esses usuários como sujeitos de Direito, pensando atendimento, além dos serviços de saúde, em todas as outras possibilidades de interação no território e na comunidade. Em que pese o fazer do seu dia a dia não seja apenas como alguém que tenha um agravante de saúde, mas que ele possa ser uma pessoa que desenvolva outras identidades e por meio dessas outras identidades, reforce a sua condição de sujeito de Direito. Como um trabalhador, como um artista, como um poeta, como um estudante e assim por diante”, destaca Claudia Sombrio Fronza.

Ao longo de todo o dia, várias atividades educativas de cunho artístico, cultural e de economia solidária foram oferecidas. No prédio da Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais houve oficinas de colagem, yoga, jogos e origami, contando também com o envolvimento de estudantes e servidores da FURB.

Assista à reportagem em vídeo e saiba mais sobre como as atividades do Dia Nacional da Luta Antimanicomial em Blumenau: