FURB prepara retorno das aulas no modo OnLife
Por Central Multimídia de Conteúdo/Jornalismo [22/09/2020] [20 h53]
Com a expectativa de que o Governo de Santa Catarina libere, a partir do dia 13 de outubro, o retorno gradual das atividades presenciais nas instituições de ensino, a Universidade Regional de Blumenau (FURB) está adaptando seus ambientes ao OnLife, modelo pelo qual os acadêmicos poderão optar por acompanhar as aulas de forma presencial ou online, mantendo o seu isolamento social. Além disso, as aulas estarão disponíveis em streaming, pois serão gravadas enquanto o professor estiver presencialmente ministrando os conteúdos aos estudantes. Aqueles que não conseguirem estar presentes, seja de forma presencial ou virtual, ainda poderão acessar os conteúdos gravados, que ficarão disponíveis à turma.
“O projeto e a discussão de que as aulas da FURB fossem oferecidas também através de streaming nasceu ainda 2019, e o objetivo era permitir que os estudantes que, por exemplo, se deslocam diariamente das cidades vizinhas para as aulas, não tivessem mais tanto problema com o deslocamento e o trânsito para chegar até a Universidade”, explica Romeu Hausmann, pró-reitor de Ensino da FURB. Segundo ele, a ideia original era “oferecer um recurso ao estudante para que pudesse participar das atividades remotamente”. Entretanto, com a pandemia, a discussão sobre essa nova modalidade se intensificou e se mostrou muito útil para permitir que os estudantes, e os grupos de risco, não precisassem se expor ao participar de aulas presenciais.
A reitora da Universidade Regional de Blumenau (FURB), Marcia Sardá Espindola, explica que o OnLife vai além de atender às necessidades dos estudantes e abre portas para outros projetos e serviços da Universidade, como os intercâmbios.
Para que a nova modalidade fosse implantada foi necessário investir na compra de equipamentos e na qualificação de técnicos e professores. Até a retomada das aulas presenciais, 100 salas de aula estarão adaptadas ao OnLife.
Alguns cursos da FURB, como o de Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica e Engenharia Mecânica já começaram a ter aulas no formato OnLife, mas ainda sem a presença de estudantes na sala de aula. De forma geral, os acadêmicos aprovaram a modalidade. Paulo Ricarno Nardelli, aluno do curso de Engenharia Elétrica, afirma que “as aulas presenciais são de suma importância, mas que o OnLife consegue suprir em grande parte as necessidades dos alunos em comparação com as aulas remotas”.
Para garantir a segurança de estudantes, professores e servidores, as atividades retornarão de forma gradual e os protocolos de biossegurança deverão ser seguidos com rigor. “Na medida em que a pandemia ''involui', nós (FURB) vamos aumentando a quantidade de alunos que poderão estar presencialmente na Universidade”, explica Hausmann.
Os protocolos de biossegurança, aplicados em todos os campi da Universidade, incluem o uso obrigatório de máscaras, a aferição da temperatura e o distanciamento de um metro e meio entre as pessoas. Foram instalados mais pontos com álcool gel pela Universidade e salas e laboratórios foram adaptados e demarcados para atender de forma segura o número reduzido de estudantes que estarão presencialmente nas aulas.
A matriz de risco de contágio de Covid-19 de cada região será um fator determinante para a confirmação da retomada das aulas presenciais. Na FURB, o Comitê de Combate ao Coronavirus acompanha as deliberações do Estado e município sobre o assunto.
Na reportagem da FURB TV, a sala de aula OnLife.