FURB recebe 2ª edição do Movimento Literário para as Infâncias

FURB recebe 2ª edição do Movimento Literário para as Infâncias

Foto: Elisiane Roden

Entre os dias 25 e 29 de agosto, a FURB sediou a 2ª edição do Movimento Literário para as Infâncias (MOLIN). O evento busca potencializar e qualificar o contato das crianças com as obras literárias e com o patrimônio das histórias orais. E tem como objetivo criar um território de referências por meio de experiências sensíveis, leituras, debates, apresentações e oficinas.

Durante os cinco dias, cerca de 400 crianças da rede pública e privada de ensino de Blumenau participaram das atividades. Além delas, aproximadamente 200 estudantes da FURB, dos cursos de Artes Visuais, Letras e Pedagogia, também integraram a programação. Todas as atividades contaram com intérpretes de Libras.

O MOLIN recebeu nomes de destaque nacional da literatura infantil, como o escritor e ilustrador Roger Mello (RS), a autora e ilustradora Camila Yallouz (SP) e o autor e ilustrador Guilherme Karsten (SC). Também marcaram presença pesquisadoras e autoras catarinenses reconhecidas na área, entre elas Ana Paula de Abreu, Caroline Carvalho, Deda Silveira, Maria Elis Tolym Nunc’Nfoonro e Maria Laura Pozzobon Spengler.

A programação incluiu ainda apresentações culturais, como o espetáculo Quintal de Infâncias, da Cia. Cobaia Cênica (Rio do Sul/SC), Cor de Quê, com Izô Cultura (Itajaí/SC), e Plict Plict Ploct: a palavra com bebês, com Caroline Carvalho (SC).

Realizado pelo Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), com recursos do Governo Federal e da Política Nacional Aldir Blanc, o evento contou com o apoio da FURB, que abriu as portas da universidade para receber a iniciativa.