FURB recebe apresentação de circuito estadual de arte com foco na acessibilidade cultural

FURB recebe apresentação de circuito estadual de arte com foco na acessibilidade cultural

Foto: Gabriel Bazt

A Universidade de Blumenau recebe no próximo dia 14 de maio, a partir das 19h30, na sala S-113 do campus 1, uma apresentação do circuito “Diálogos Arte para Todos”. O formato reúne palestra, vivência artística e roda de conversa para que os participantes troquem experiências sobre vivências artísticas e com debates sobre inclusão social. A realização é do Instituto de Pesquisa da Arte pelo Movimento (IMPAR), de Joinville.

A condução da atividade que acontecerá na FURB será de Iraci Seefeldt, jornalista, artista de teatro, gestora cultural e consultora em acessibilidade, além do ator, professor e diretor de teatro Robson Benta. Os encontros com participação de pessoas cegas e surdas terão recursos de audiodescrição e acessibilidade em Libras.

“É fundamental que ações como essa ocorram no universo acadêmico porque é ali que conseguimos promover uma maior inclusão dos estudantes”, destaca Roberto Carlos Murphy, coordenador do Curso de Teatro da FURB.

O propósito da oficina é compartilhar com estudantes, professores e pesquisadores um amplo repertório de vivências produzidas em mais de uma década de trabalho artístico, destacando a participação de pessoas com deficiência, neurodiversas e com transtorno mental, sempre em prol da promoção da saúde e da acessibilidade cultural. Segundo Robson Benta, vinculado ao Instituto de Pesquisa da Arte pelo Movimento (IMPAR), já houve parcerias recentes em Blumenau que viabilizaram a apresentação de um trabalho sobre o escritor catarinense Cruz e Sousa na cidade.

Para este novo ciclo de apresentações, serão doze Instituições de Ensino Superior de Santa Catarina contempladas, em seis regiões do Estado. A primeira apresentação do circuito aconteceu em Joinville, no dia 2 de maio. Além da FURB, que receberá a apresentação na próxima quarta-feira (14), as próximas atividades do circuito ocorrerão em Instituições de Ensino Superior localizadas em Itajaí, no Litoral Norte, e Palhoça, na Grande Florianópolis.

O circuito “Diálogos Arte para Todos” faz parte do projeto “Oficinas de Vivência em Teatro - Arte para Todos”, realizado pelo IMPAR, por meio do Programa de Incentivo à Cultura, o PIC, do Governo do Estado de Santa Catarina, aprovado pela Fundação Catarinense de Cultura, contando com o apoio da Secretaria de Saúde de Joinville e o incentivo do Grupo Krona, Instituto Krona, Docol e Instituto Ingo Doubrawa.