FURB recebe visita de representantes do Instituto Interamericano de Pesquisa Sobre Mudanças Globais e da Fapesc
Por Lucas Adriano [16/08/2024] [14 h37]
Na tarde de terça-feira (13), representantes do IAI (Instituto Interamericano de Pesquisa Sobre Mudanças Globais) e da Fapesc (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina) se reuniram no Gabinete da Reitoria da FURB para discutir a possibilidade de realização de novas pesquisas na área ambiental, com foco na internacionalização. Historicamente, a Universidade Regional de Blumenau possui projetos nesta área com o apoio da Fapesc, com destaque para o FlorestaSC, que reúne dados do Inventário Florístico Florestal Catarinense.
“Nosso Inventário Florístico Florestal produz pesquisa de ponta não só em Santa Catarina, mas para o Brasil, para o mundo, com artigos publicados que colocam a FURB como uma referência. Então ficamos honrados e temos certeza de que eles sairão daqui com boas referências em pesquisa e em tudo que nós temos a mostrar”, enaltece a Reitora da FURB, Marcia Sardá Espindola.
Além de representantes da Reitoria da FURB, a reunião entre IAI e Fapesc contou com a presença dos responsáveis pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação, Extensão e Cultura e das Divisões de Pós-graduação e Apoio à Pesquisa. O assessor científico da presidência da Fapesc, Marcos Oliveira, representou a fundação estadual, bem como o diretor científico do IAI, Omar Lopez, e a coordenadora de oceanos do instituto, Larisse Faroni-Perez, representaram o Instituto Interamericano de Pesquisa Sobre Mudanças Globais.
Durante a reunião, o representante da Fapesc revelou que está em andamento, neste segundo semestre, um planejamento estadual para definição de prioridades do órgão para o biênio 2025-2026. Antevendo este cronograma, a Fapesc manifestou interesse em promover iniciativas de internacionalização com o IAI junto à FURB, a partir dos trabalhos já realizados de longa data pela Universidade Regional de Blumenau, seus grupos de trabalho, pesquisa e estudos ambientais.
O know-how da Universidade, inclusive, foi o motivo pelo qual a FURB foi escolhida como a primeira Instituição de Ensino Superior de Santa Catarina a receber uma visita dos representantes do IAI, realizada em meio à programação do Workshop Tropical Forests e Belmont Forum. Para saber mais, assista à reportagem abaixo produzida pela equipe de Jornalismo da FURB.