FURB receberá 3º Fórum Estadual de Hip-Hop

FURB receberá 3º Fórum Estadual de Hip-Hop

Foto: Internet

No próximo sábado (13), a partir das 09h, o campus 2 da FURB, em Blumenau, será palco do 3º Fórum Estadual de Hip-Hop de Santa Catarina, evento que reunirá artistas, coletivos e profissionais da cultura para fortalecer o movimento em todo o Estado. A programação integra o Festival Catarinense de Hip-Hop, com atividades em várias partes de Santa Catarina.

 

O objetivo do evento é unir as linguagens da cultura Hip-Hop, promovendo debates, palestras e rodas de conversa para poder articular e discutir políticas públicas que beneficiem a cultura, reunindo todos os elementos do Hip-Hop e de Slammers, fortalecendo as práticas culturais e educativas de ambos os movimentos. A escolha da cidade de Blumenau para sediar o 3º Fórum Estadual de Hip-Hop se deu durante a edição anterior do Fórum em Florianópolis, no dia 8 de dezembro de 2024.

 

Segundo os organizadores do evento, Blumenau é destaque no Hip-Hop desde o início da década de 1990, sendo casa, passagem e palco para diversos artistas do cenário brasileiro. Entre os temas centrais que serão discutidos no Fórum que acontecerá na FURB estão a saúde mental, estigmatização e a intolerância da arte urbana, leis de incentivo, institucionalização da cultura e protagonismo feminino no hip-hop. Para eles, a cultura Hip-Hop hoje é composta de vários elementos na sua essência, mas que se desdobram em ramificações que podem guardar similaridades.

 

O 3º Fórum Estadual de Hip-Hop de Santa Catarina foi contemplado com recursos via Termo de Fomento nº 01/2025 da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), por meio de chamamento público da emenda parlamentar impositiva do Projeto Cultural de Fomento nº 2351/2025, promovido pela Associação Dança Criciúma (ASDC) e sendo parte da programação do Festival Catarinense da Cultura Hip-Hop. A organização do fórum é liderada pelo Coletivo N.A.R.U.A e pelo movimento Slam Descoloniza, em articulação com os facilitadores da Construção Nacional do Hip-Hop - SC. O fórum conta com o apoio da FURB, ITCP/FURB, Frente Nacional de Mulheres do Hip-Hop SC, Associação Dança Criciúma, Produtora Old School (Florianópolis), De Mente Aberta (Blumenau), Aura Studio (Brusque), QDR Crew (Blumenau), Organização de Batalhas de Blumenau e Instituto Lagunense do Patrimônio Histórico, Artístico, Cultural e Ambiental Jerônimo Coelho.