FURB sedia Encontro Sul Brasileiro de Ensino de Jornalismo, inscrições estão abertas
Por FURB [09/10/2024] [15 h50]
Jornalistas, professores e estudantes de graduação da área compartilharão suas experiências no VII Encontro Sul Brasileiro de Ensino de Jornalismo (Erejor Sul), promovido pela Universidade Regional de Blumenau (FURB) e a Associação Brasileira de Ensino de Jornalismo (ABEJ). Os interessados têm até o dia 27 de outubro para realizar as inscrições no site do evento, que será realizado em formato remoto dos dias 22 a 24 de novembro de 2024. O objetivo é reunir a comunidade acadêmica para discutir o ensino e a prática de jornalismo, promovendo a troca de conhecimento e a apresentação de trabalhos acadêmicos.
Toda a comunidade acadêmica de jornalismo poderá submeter resumos expandidos aos seguintes grupos de pesquisa da ABEJ: Atividades de Extensão, Ensino de Ética e Teorias do Jornalismo, Produção Científica, Produção Laboratorial, Projetos Pedagógicos e Metodologias de Ensino, e Pesquisa na Graduação.
Estudantes de graduação e recém-graduados devem submeter resumos assinados em conjunto com um professor responsável. Já mestres, doutorandos, doutores e pós doutorandos podem enviar seus trabalhos de forma independente. As taxas de inscrição variam entre R$20,00 para estudantes de graduação e R$40,00 para jornalistas diplomados e pesquisadores, com isenção para associados da ABEJ em dia com a anuidade.
Felipe Adam, professor e participante da ABEJ, relatou a importância da parceria entre a Associação Brasileira de Ensino de Jornalismo e a FURB, destacando o pioneirismo da universidade na implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs). Segundo Adam, o curso de Jornalismo da FURB, que está completando dez anos desde a sua primeira turma, merece reconhecimento não só pelos professores que contribuíram para essa trajetória, mas também pelos estudantes. "Nós temos em Blumenau e em toda a região um pioneirismo muito forte com o Jornal de Santa Catarina, com a TV Coligadas e com as emissoras de rádio. Trazer essa questão do ensino de jornalismo como a nossa temática das novas diretrizes curriculares nacionais, como defesa do nosso campo como disciplina, merece estar sendo debatido entre todos os estudantes e professores que integram a Universidade Regional de Blumenau," afirmou.
A mesa de abertura do evento trará o tema "Dez anos depois: O impacto das DCNs na avaliação dos cursos de Jornalismo", com a participação de Eduardo Meditsch (UFSC), Ariane Pereira (Unicentro) e Marcia Benetti (UFRGS). Em 2014, a FURB realizou a aula inaugural de seu curso de Jornalismo, o qual foi o primeiro a implementar as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs). Na ocasião, o conferencista do evento foi o professor José Marques de Melo, o qual presidiu a comissão na criação das diretrizes. As diretrizes são um conjunto de eixos de formação que orientam a organização dos núcleos de coordenação do curso de Jornalismo na FURB.