FURB sedia evento internacional de economia e geopolítica
Por Central Multimídia de Conteúdo/Jornalismo / Isabella Cremer [25/11/2020] [18 h14]
O XVI Seminário Internacional da Rede Ibero-Americana de Investigadores em Globalização e Território será sediado pela Universidade Regional de Blumenau (FURB) entre os dias 25 e 27 de novembro. Em função da pandemia da Covid-19 e os riscos de realizar atividades de forma presencial, além dos desafios para realização de viagens, toda a programação do evento será realizada de forma virtual através da plataforma Microsoft Teams.
A cada dois anos, reúnem-se especialistas nos estudos da globalização, especialmente geógrafos, economistas e planejadores do espaço urbano e regional, para apresentarem resultados de suas pesquisas sobre as implicações locais e regionais do avanço da globalização. O professor Dr. Ivo Marcos Theis, do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da FURB (PPGRD), explica que o evento “não se trata apenas de implicações econômicas, mas também geopolíticas, socioculturais e ambientais. Neste ano, dada a crise do coronavírus, este assunto e outros relacionados à saúde pública ganharam relevância”.
A Rede Ibero-Americana de Investigadores em Globalização e Território (RII) é formada por pesquisadores que trabalham as questões territoriais nos países Ibero-Americanos. A rede busca, principalmente, encontrar alternativas para a democracia e geopolítica de atores sociais na Ibero-América, para as constantes transformações de estilos de vida, e para os desafios à governança global e à soberania das nações, como o caso da Covid-19, que afetou a todos os países.
A RII foi criada a partir de um seminário em 1994, onde os participantes decidiram ampliar os seus estudos e análises das transformações territoriais e urbanas sob o impacto da globalização, chegando até a XVI edição do evento, desta vez sediado pela FURB.
Esta é a quarta vez que o evento é realizado no Brasil, a primeira vez foi sediado na cidade do Rio de Janeiro, em 2004, a segunda em Belo Horizonte, em 2010, e a terceira em Salvador, no ano de 2014.
Sediado apenas por grandes capitais brasileiras, a realização do Seminário na Universidade Regional de Blumenau tem um grande impacto de reconhecimento aos trabalhos do PPGDR. “Por fim, um impacto não irrelevante é que a FURB ganha vitrine nacional e internacional, abrigando um evento que trata justamente das complexas interações entre o que se passa nas cidades e regiões e o que vai pela esfera da globalização”, afirma o professor Ivo.
A programação do XVI Seminário prevê a realização de debates, apresentações de trabalhos, lançamentos de livros e mesas redondas, e todos os participantes que fizeram suas inscrições no site do evento receberão os links de acesso por email. O valor de inscrição para estudantes e não expositores é de US $20,00, e pode ser realizada até as 18h do dia 27 de novembro.