FURB sedia evento sobre transição energética com empresas, poder público e instituições do 3º setor
Por Lucas Adriano [03/10/2025] [11 h26]
O auditório do Centro de Inovação Blumenau, no campus 2 da FURB, foi palco de uma série de palestras e apresentações que tiveram como público-alvo profissionais liberais, representantes de empresas de Blumenau e região, bem como instituições de ensino e poder público municipal, para debater o papel do mercado regional na transição energética, preconizada nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). Intitulado “O Futuro da Energia: Transição Energética, Novos Combustíveis e Mercado de Carbono”, os pesquisadores FURB Vinicyus Rodolfo Wiggers e Henry França Meier expuseram durante as palestras realizadas na programação as pesquisas e projetos desenvolvidos na Universidade que tratam do assunto, bem como as limitações relacionadas à área no contexto geoeconômico brasileiro e de outros países.
“A Universidade está aberta para a comunidade e para mostrar que, de fato, nós temos esses grupos de pesquisa, principalmente aqui no campus 2, com as engenharias. Tanto de energias renováveis, da área de Engenharia Elétrica, Engenharia Química, então é muito importante a comunidade vir conhecer as pesquisas que realizamos. Nós estávamos aqui junto também conhecendo outros pesquisadores e é uma missão nossa mostrar o que fazemos sempre. Porque nós fazemos muito também, muitas pesquisas importantes nessa área. A FURB é signatária também do Movimento ODS, segue nas suas linhas de pesquisa, nos seus editais todas essas indicações, então é um momento muito importante para nós”, destaca a professora Marcia Sardá Espindola, Reitora da FURB, que teve um momento de fala na solenidade de abertura da programação.
Além das palestras, que contaram com a presença de representantes de indústrias, cooperativas e empresas dos mais variados setores de Blumenau e região, houve uma visita guiada ao Laboratório de Análise de Combustíveis e Cromatografia (LAC) da FURB, que lida diretamente com a transição energética após um robusto investimento em equipamentos viabilizado pelo Projeto Multilab SC da Fundação de Amparo a Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc).
Assista à reportagem e saiba mais sobre o evento, realizado pela Executiva Municipal de Blumenau do Movimento Nacional ODS SC, em parceria com a FURB e outras instituições.