FURB sedia modalidades do Festival Militar Paralímpico

FURB sedia modalidades do Festival Militar Paralímpico

Foto: Divulgação

Neste sábado, 23, a Universidade Regional de Blumenau sedia algumas modalidades do I Festival Militar Paralímpico, promovido pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), em parceria com a Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e Fundação Municipal de Desportos (FMD).
 
O evento foi criado com o objetivo de introduzir militares com deficiência ao esporte paralímpico, apresentando modalidades presentes em Blumenau. Os participantes, que possuem deficiência física, visual e intelectual, receberão aulas teóricas sobre os desportos.
Na FURB acontece as modalidades de atletismo, basquete em cadeira de rodas, bocha e tênis de mesa. Já o Clube Náutico América receberá a modalidade para-remo.

O I Festival Militar Paralímpico conta também com apoio da Associação do Paradesporto de Blumenau (Apesblu), do 23º Batalhão de Infantaria e do 10º Batalhão da Polícia Militar, onde acontece a abertura da cerimônia às 7h30 deste sábado.

As Paralimpíadas
O movimento paralímpico surgiu em Stoke Mandeville, na Inglaterra, no ano de 1948, quando um neurologista alemão chamado Ludwig Guttman organizou uma competição esportiva entre veteranos da Segunda Guerra Mundial com lesões na medula espinhal. Em 1952, quatro anos mais tarde, competidores da Holanda passaram a fazer parte dos jogos, tornando o movimento internacional.

Atualmente denominado movimento paralímpico, os jogos para atletas com deficiência buscam enfatizar as conquistas dos participantes e não apenas as suas deficiências.
O basquete em cadeira de rodas foi a primeira modalidade a chegar no Brasil, em 1958, por iniciativa de Robson Sampaio de Almeida, considerado um dos fundadores do esporte paralímpico no país.