FURB sedia o PETarinense, encontro estadual de Programas de Educação Tutorial
Por Camila Maurer [11/07/2025] [15 h54]
A Universidade Regional de Blumenau (FURB) sediou no último sábado, 5, a sexta edição do PETarinense, o encontro estadual dos Programas de Educação Tutorial (PET) de Santa Catarina. Organizado pelo PET Biologia da FURB, o encontro reuniu 57 participantes, entre professores, estudantes e egressos que participam ou já participaram do programa. O encontro objetiva discutir as demandas trazidas pelos diversos grupos para o fortalecimento do programa e teve o patrocínio da Fundação Friz Müller.
A programação contou com apresentação de banners e debates em cinco Grupos de Discussão e Trabalhos (GDTs), que abordaram questões como ações para o fortalecimento do PET, integração entre os grupos, saúde mental, exigência de atender ao tripé universitário (ensino, pesquisa e extensão) e ações de inclusão. Ao final do evento, uma assembleia discutiu e votou as proposições debatidas nos GDTs, que devem ser encaminhadas ao encontro regional (SulPET).
Além do PET Biologia da FURB, estiveram presentes estudantes dos PETs Geografia e Engenharia Elétrica da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e estudantes e professores da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), que esteve representada no encontro pelos PETs Biologia, Computação, Direito, História, Educação Física, Arquitetura e Urbanismo, Serviço Social, Matemática, Odontologia e Fonoaudiologia. Simone Wagner, tutora do PET Biologia da FURB, avalia positivamente a integração proporcionada pelo encontro. “Isso permite que a gente conheça o que os outros grupos do PET fazem em Santa Catarina e como podemos integrar ações para o fortalecimento dos grupos e do programa”, destaca.
O que é o PET?
O Programa de Educação Tutorial (PET) é uma iniciativa vinculada ao Ministério da Educação (MEC) que objetiva fomentar a criação de grupos de aprendizagem tutorial em instituições de Ensino Superior baseados no princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. Cada grupo é composto por estudantes de graduação que trabalham sob a tutoria de docentes na realização de atividades extracurriculares complementares à formação. No Brasil, o programa já tem mais de 800 grupos, que reúnem cerca de 10 mil estudantes.
O PET Biologia da FURB foi implementado em 1996 e é voltado aos estudantes de todos os períodos dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas da universidade. Atualmente, o programa abriga 12 bolsistas e pode receber até 6 estudantes não bolsistas. Um dos projetos desenvolvidos pelo PET Biologia da FURB trabalha educação ambiental por meio de visitas ao Meliponário da FURB, projeto realizado em parceria com o professor Sergio Althoff, além de participar de encontros de meliponicultores e realizar visitas às escolas. Além disso, o grupo realiza ações de troca de conhecimento junto às equipes de jardinagem da universidade e trabalha em um levantamento da fauna e da flora do campus 1, entre outras ações de educação ambiental.