FURB tem quatro novos bolsistas Produtividade em Pesquisa do CNPq
Por Camila Maurer [29/08/2025] [15 h52]
(Da esquerda para a direita: Abrahão Bernardo Rohden, Daniela Tomio, Giancarlo Gomes e Mohamed Amal)
A Universidade Regional de Blumenau (FURB) tem quatro novos bolsistas Produtividade em Pesquisa: os professores Abrahão Bernardo Rohden, Daniela Tomio, Giancarlo Gomes e Mohamed Amal tiveram suas propostas de pesquisa aprovadas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e receberão incentivo financeiro do órgão até julho de 2028. As bolsas Produtividade em Pesquisa concedidas pelo CNPq são destinadas a pesquisadores que se destacam em suas áreas de atuação e objetivam reconhecer e apoiar pesquisadores com histórico de publicações importantes.
Abrahão Bernardo Rohden, Doutor em Engenharia Civil, é professor do Departamento de Engenharia Civil e pesquisador da área de Materiais e Componentes de Construção. Seu projeto de pesquisa, intitulado “Redução do impacto ambiental do concreto no contexto da descarbonização da matriz energética”, objetiva buscar alternativas para a diminuição dos impactos ambientais do concreto. A pesquisa desenvolve-se em dois eixos: o estudo de alternativas que substituam a cinza volante (proveniente da queima de carvão natural) como material cimentício suplementar mantendo ou diminuindo o impacto atual da produção de cimento Portland; e o desenvolvimento de metodologias de dosagem de concreto que incorporem as novas tecnologias de aditivos químicos existentes buscando a diminuição do consumo de cimento Portland por metro cúbico de concreto produzido. Entre os resultados esperados estão a identificação de resíduos que possam ser alternativas ambiental e economicamente sustentáveis.
Daniela Tomio, Doutora em Educação Científica e Tecnológica, é professora do Departamento de Educação e pesquisadora da área de Divulgação Científica vinculada aos Programas de Pós-Graduação em Educação (PPGE/FURB) e em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (PPGECIM/FURB). Seu projeto de pesquisa, intitulado “A divulgação científica via Clubes de Ciências: cenários, perspectivas e práticas” objetiva compreender as características, os conteúdos e os modelos de comunicação pública da ciência praticados por Clubes de Ciências latino-americanos em redes sociais digitais. O estudo constrói um panorama teórico e metodológico sobre o tema, identifica modelos de comunicação empregados por Clubes de Ciências em suas postagens, sistematiza referentes para divulgação científica em redes sociais e avalia implicações do uso de tais referentes nas práticas de comunicação e engajamento do público. Entre as principais contribuições do estudo estão o fortalecimento da cultura científica local e regional, orientar práticas de divulgação científica e estimular a democratização do conhecimento. O projeto também deve contribuir para qualificar ações extensionistas da Rede Internacional de Clubes de Ciências, coordenada pela pesquisadora no âmbito da universidade desde 2018.
Giancarlo Gomes, Doutor em Ciências Contábeis e Administração, é pesquisador vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis e Administração (PPGCCA/FURB). Seu projeto de pesquisa, “Da Inteligência Artificial à Inovação Frugal: Uma Abordagem para Mercados com Recursos Escassos” investiga como a Inteligência Artificial e as rotinas de aprendizagem organizacional ajudam empresas a inovar de forma frugal, isto é, criar soluções simples que resolvam problemas reais usando recursos de modo inteligente. A pesquisa tem como foco as empresas da indústria de transformação de Santa Catarina. Entre os resultados esperados estão o fornecimento de orientações para as organizações sobre a implementação da inovação frugal com suporte de inteligência artificial; a contribuição para o desenvolvimento de teorias e agendas de pesquisa sobre o impacto da inteligência artificial na inovação organizacional; a contribuição para a formulação de políticas públicas e o fomento a práticas sociais inovadoras. O estudo é coordenado pela FURB e conta com colaboração internacional (Universitat de València e Universitat Jaume I, da Espanha, e Lancaster University da Inglaterra).
Mohamed Amal, Doutor em Engenharia de Produção, é professor do Departamento de Economia e pesquisador da área de Negócios Internacionais no Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis e Administração (PPGCCA/FURB). Seu projeto de pesquisa, intitulado “Choques exógenos, instituições e internacionalização”, avalia os efeitos de choques exógenos sobre as estratégias de expansão internacional de empresas multinacionais. Choques exógenos são eventos disruptivos e difíceis de prever causados por questões externas às empresas, como desastres naturais, conflitos e interrupção de cadeias de suprimento, por exemplo. O estudo analisa a natureza e as propriedades dos choques exógenos, avalia de que forma a qualidade institucional do país de origem modera os efeitos dos choques exógenos globais nas estratégias internacionais e sob quais condições a qualidade institucional do país anfitrião modera a relação entre choques exógenos e expansão internacional das multinacionais. Entre as principais contribuições do estudo estão o desenvolvimento de uma tipologia de propriedades dos choques exógenos, a compreensão acerca de seus efeitos e o modo como empresas multinacionais podem responder a eles.
Atualmente, 17 pesquisadores da FURB são bolsistas Produtividade em Pesquisa do CNPq. Além dos bolsistas Produtividade em Pesquisa, a instituição conta com quatro bolsistas Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora. A lista completa pode ser conferida neste link.