FURB vai elaborar proposta para transição do monitoramento de cheias
Por Central Multimídia de Conteúdo/Jornalismo [02/02/2021] [17 h43]
Uma transição gradativa, a partir de um convênio celebrado entre Prefeitura de Blumenau, Defesa Civil de Santa Catarina e Universidade Regional de Blumenau (FURB) para o monitoramento hidro meteorológico da Bacia do Itajaí foi a solução acordada em reunião realizada na segunda-feira, 1º de fevereiro, no gabinete do prefeito Mario Hildebrandt. A reunião promoveu o encontro do chefe da Defesa Civil de Santa Catarina, Aldo Baptista Neto, da reitora da FURB, Marcia Sardá Espindola, além do prefeito, da vice-prefeita, Maria Regina Soar e do secretário de Defesa Civil do município, Coronel Carlos Menestrina.
“Vamos elaborar e apresentar uma proposta de transição, com uma primeira etapa de formação de técnicos na metodologia desenvolvida pelo CEOPS e com o acompanhamento dos trabalhos ao longo dos próximos anos, em eventos de cheias, a fim de verificar e contribuir com o monitoramento dos níveis dos rios”, afirma a reitora da Universidade de Blumenau.
O sistema de alerta de cheias da bacia do Itajaí foi o primeiro do seu gênero a ser implantado no Brasil, após a grande cheia de 1983, e desde então o CEOPS aprimora o monitoramento hidro meteorológico que abrange os 50 municípios que formam a bacia do rio Itajaí e representam cerca de 1 milhão de habitantes.
Com a transição e transferência do conhecimento ao Estado e município, o CEOPS continua como um braço de pesquisa e prestação de outros serviços à comunidade, “como a elaboração de cotas enchente e outras que surgirem” exemplifica a reitora Marcia.
Em conjunto, Universidade, Prefeitura e Defesa Civil também definiram ações para dar melhores condições de operação ao sistema, como a análise e recuperação das estações telemétricas e a instalação de novas réguas de medição em pontos estratégicos do Itajaí.
“O objetivo sempre foi seguir dando condições de operação ao CEOPS, justamente por sabermos e entendermos a importância técnica e histórica que ele e a FURB tem para Blumenau e a Região do Vale. A partir de agora, a Prefeitura de Blumenau e o Governo do Estado, através das Secretarias de Defesa Civil, trabalharão para a unificação do sistema, junto com o AlertaBlu, que seguirá então sob responsabilidade operacional do Município. Nossa Defesa Civil é referência e tenho certeza que a unificação dos sistemas só tornará o trabalho de prevenção às cheias ainda melhor”, destaca o prefeito Mário Hildebrandt.
A primeira reunião para a elaboração da proposta a ser apresentada à prefeitura de Blumenau está agendada para esta quarta-feira, 03 de fevereiro. A proposta deve descrever as atribuições das partes e os custos e será elaborada pelo corpo técnico do CEOPS com apoio do Instituto FURB.