FURBMUN reúne estudantes de graduação e de ensino médio em simulação sobre o impacto da tecnologia em conflitos armados
Por Caçane Maloz e Isabela Gorges, estudantes de Jornalismo [29/08/2025] [16 h47]
A Universidade Regional de Blumenau (FURB) promove, entre os dias 25 e 29 de agosto, a 4ª edição do FURB Model United Nations (FURBMUN). O evento simula as conferências da Organização das Nações Unidas (ONU) e reúne estudantes da graduação em Direito, Jornalismo, Comércio Exterior e Arquitetura e Urbanismo, junto aos estudantes da ETEVI, a escola de ensino médio da FURB. O objetivo é debater desafios globais e propor soluções inovadoras.
Durante os debates, os estudantes assumem o papel de delegados de países-membros da ONU e são desafiados a encontrar soluções diplomáticas para questões atuais. O tema discutido em 2025 envolve novas tecnologias em contextos de conflito armado, assunto de relevância no cenário internacional.
Segundo a professora Wanda Moniz Falcão, que preside a simulação, o nível de preparação dos alunos tem se destacado. “Esse segundo dia está sendo muito bom porque a gente percebe que os alunos estudaram bastante. O tema de novas tecnologias com conflito armado traz uma leitura geopolítica bastante atualizada, e por isso os alunos inevitavelmente são convidados a debater. Desde o primeiro dia já era possível perceber antagonismos e oposições, que vão conformando a textura da simulação de 2025”, destaca.
A integração entre os participantes promove a chamada “internacionalização em casa”, ao aproximar os jovens do ambiente diplomático e auxiliá-los na definição de suas futuras escolhas profissionais. Wanda também ressaltou a importância da diversidade de áreas e espaços da FURB envolvidos na iniciativa. “Agora a gente está em debate não moderado, o que traz situações delicadas para alguns e confortáveis para outros. Isso enriquece o aprendizado. Além disso, ao levarmos o evento para o Campus 2, temos outra perspectiva, não apenas das Ciências Sociais Aplicadas, mas também das áreas tecnológicas e de engenharia”.