Grupo Phoenix apresenta vídeos-arte no Instagram
Por Central Multimídia de Conteúdo/Jornalismo [26/11/2020] [10 h44]
O Grupo Teatral Phoenix lançará a performance “Elogio ao Irreprimível: vídeo-arte em 7 quadros” nesta quinta-feira (26). Se trata de uma peça no formato vídeo-arte, que será publicada no Instagram @grupoteatralphoenix às 19h.
Os quadros foram criados em um processo criativo realizado à distância, mediado pelo diretor e professor da FURB Hugo Carvalho. A edição final do vídeo-arte foi realizada pela integrante Daniela Deitos.
“Elogio ao irreprimível é uma espécie de metáfora para falarmos sobre nossa existência no mundo e como nós nos reconhecemos frente às regras da humanidade”, explicou o diretor Hugo Carvalho.
O trabalho parte dos textos “Se eu fosse eu” e “O ovo e a galinha” de Clarice Linspector, e “Silêncio” de Peter Handke. “Após as leituras dos textos, eu solicitei que os atores fizessem um pequeno vídeo sobre as impressões deles referente às leituras. Assim, fomos experimentando lugares que queríamos investigar artisticamente”, disse Hugo.
Fundado em 1974 por estudantes da FURB, incentivados pela professora de Artes Cênicas, Edith Kormann, o Grupo Teatral Phoenix foi dirigido por grandes profissionais do teatro nacional e internacional, transitando pelos mais variados estilos de representação. É o grupo teatral mais antigo de Blumenau em atividade.
“Temos nos adaptado aos encontros virtuais. Não é a mesma coisa do que os encontros presenciais, pois a tela do computador ao mesmo tempo nos propicia estarmos juntos em uma temporalidade presente, mas nos distancia muito. É como se houvesse um filtro entre eu e o outro. Esse filtro é frio, distante… Como podemos pensar o trabalho teatral nesses moldes? Primeiro tivemos que compreender o que estava acontecendo no mundo, depois ajustamos nosso projeto coletivo, e foi nesse momento que partimos para performances e, também, para a pesquisa sobre a história do Grupo Teatral phoenix”, comentou o diretor do grupo a respeito do funcionamento das atividades durante a pandemia.