Historiador faz palestra e lança livro sobre Sergio Buarque de Holanda na Universidade

Historiador faz palestra e lança livro sobre Sergio Buarque de Holanda na Universidade

Foto: Divulgação

A Universidade Regional de Blumenau (FURB), através do Centro de Memória Oral e Pesquisa (CEMOPE) e do curso de História, recebe a palestra e o lançamento do livro “Sérgio Buarque de Holanda, historiador desterrado”, de autoria do Prof. Dr. André Furtado. A palestra ocorre no dia 27 de março, às 19h, no auditório do Bloco J, campus 1, e o lançamento do livro será às 20h30, no Salão Angelim, localizado na Biblioteca Universitária, também no campus 1 da FURB.

Egresso do curso de História da FURB, na obra André Furtado se concentra nos itinerários buarqueanos entre os anos de 1930, época da sua obra de estreia, "Raízes do Brasil", e a década de 1970, quando surgiram os últimos textos de sua autoria, publicados, em especial, no formato de livros. O seu estudo analisa as comunidades de leitores na trajetória do historiador, investigando os quadros receptivos contemporâneos ao lançamento de suas reflexões impressas.

"Sergio Buarque de Holanda teve uma contribuição incontestável nas análises historiográficas sobre a História do Brasil, configurando atividades intelectuais em muitos países europeus em conexão com a América, em especial a América Latina. Buarque de Holanda no livro de André Furtado é analisado a partir de uma detalhada pesquisa documental para discussão de suas trocas intelectuais e caminhos de pesquisa e análise histórica, visando o detalhamento da recepção mundial pela comunidade de leitores em torno das inúmeras publicações que marcaram uma sólida e incontestável vida intelectual e defendendo a tese de que o Brasil não poderia ser analisado isoladamente, mas teorizado na inflexão de todo o continente latino-americano", analisa a professora Cristina Ferreira, doutora em História e professora de História do Brasil Imperial e Republicano no curso de História da FURB.  

André Furtado, além de graduado em História pela FURB, é mestre pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal Fluminense (PPGH-UFF) e doutor na mesma área. Atualmente, é professor da Faculdade de História (GHT) e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de História (PROFHISTÓRIA) da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA), onde coordena o Centro de Estudos em Teorias da História e Historiografia (CETHAS). Integra também como pesquisador, o Centro de Memória Oral e Pesquisa (CEMOPE) da FURB.