Hospital Escola Veterinário da FURB oferece serviços à comunidade: saiba como acessar
Por Camila Maurer [27/06/2024] [16 h06]
O Hospital Escola Veterinário (HEV) da FURB está de portas abertas para atender a comunidade. A estrutura fica no Campus 5 da Universidade Regional de Blumenau (FURB), no bairro Fortaleza Alta, e está preparada para atender tanto os animais domésticos mais comuns, como cães e gatos, quanto animais domésticos não convencionais, silvestres e de grande porte. O Hospital foi inaugurado em 2014 e inicialmente servia apenas às aulas práticas do curso de Medicina Veterinária, mas passou a atender à comunidade geral a partir do ano seguinte.
Atualmente, a maior demanda do hospital é o atendimento clínico de cães e gatos: em 2023, foram quase 900 atendimentos. O Hospital Escola Veterinário dispõe de ampla estrutura para realização de consultas, cirurgias, exames laboratoriais e de imagem, vacinação, entre outros serviços. Thiago Neves Batista, chefe do HEV, explica que o hospital oferece a “possibilidade de fazer vários tipos de cirurgias e procedimentos realizados pelos residentes, sempre com o acompanhamento de um tutor, um médico veterinário responsável, desde situações emergenciais, quanto situações mais rotineiras, como por exemplo protocolo de vacinação, atendimentos de rotina e check up geral”.
O Hospital dispõe, ainda, de um Programa de Especialização em Serviço voltado ao aprimoramento técnico em Medicina Veterinária de alunos da graduação e veterinários recém graduados. A implementação do programa permitiu ampliar a capacidade de atendimento, além de fomentar o conhecimento técnico dos acadêmicos selecionados para o programa de residência.
Além dos atendimentos agendados, também funciona no hospital o Serviço de Atendimentos a Animais Silvestres (SAASBlu). O serviço recebe recursos provenientes do Fundo Municipal do Meio Ambiente para o atendimento de urgência e emergência de animais silvestres resgatados ou apreendidos pela Polícia Militar Ambiental e o Instituto de Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA). Nos últimos dois anos, 1500 animais silvestres foram atendidos pelo serviço, a maioria aves que chegam ao hospital com ferimentos causados por conflitos com outros animais, eletrocussão e posse ilegal.
Para acessar os serviços do hospital, é preciso realizar agendamento prévio. No momento do agendamento, a equipe de atendimento terá condições de avaliar qual o tipo de atendimento especializado necessário, bem como os valores de cada serviço. O agendamento deve ser feito pelo telefone (47) 3239 6400, que também recebe mensagens de WhatsApp. O hospital está localizado na Rua Samuel Morse, 768, Fortaleza Alta.