Hospital Escola Veterinário da FURB vai fornecer atendimento gratuito para pets de famílias de baixa renda de Blumenau
Por Camila Maurer [10/12/2025] [17 h42]
Iniciativa é fruto de parceria entre a universidade e a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Blumenau
O Hospital Escola Veterinário da Universidade Regional de Blumenau (HEV/FURB) vai fornecer atendimento gratuito para famílias de baixa renda e animais comunitários. A iniciativa é uma das ações do Programa Pet + Seguro lançado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Blumenau (Semmas) nesta quarta-feira, 10, em evento no Parque Ramiro Ruediger. O convênio entre a FURB e o município deve beneficiar cerca de 30 mil animais, que serão encaminhados para atendimento no HEV de acordo com critérios estabelecidos pela Semmas.
Os atendimentos incluem consultas e procedimentos clínicos e cirúrgicos, como castrações. “Foram várias etapas até conseguirmos chegar a este momento tão importante que é a assinatura desse contrato e colocar a FURB no seu papel pioneiro como referência na área de bem-estar animal em Blumenau”, ressalta Thiago Neves Batista, chefe do HEV/FURB. Para a reitora da universidade Marcia Sardá Espindola, o programa é mais uma demonstração da parceria entre universidade e poder público em favor de Blumenau. “Sempre colocamos que a universidade tem muito a colaborar com a gestão pública, com toda a cidade. É um reconhecimento da qualidade do nosso curso de Medicina Veterinária, do espaço que nós temos do Hospital Veterinário”, destaca.
Além das castrações e atendimento veterinário que serão realizados pelo HEV/FURB, o programa Pet + Seguro também contempla ações de fiscalização, parcerias com empresas, educação comunitária e apoio a protetores independentes.
Quem pode acessar o serviço?
Carlos Sansão, diretor de Educação Ambiental e Bem-estar Animal da Semmas, explica que o programa deve atender cerca de 11 mil famílias cadastradas nos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) do município com renda per capita abaixo de meio salário-mínimo, além dos chamados animais comunitários, que vivem nas ruas. As famílias que se enquadram nos critérios devem entrar em contato com a Semmas pelo número (47) 99701-2262, que funcionam como WhatsApp, ou pelo telefone 156, opção 1. O agendamento dos atendimentos junto ao Hospital Escola Veterinário da FURB será mediado pelo município.

