Hospital Escola Veterinário da FURB vai fornecer atendimento gratuito para pets de famílias de baixa renda de Blumenau

Hospital Escola Veterinário da FURB vai fornecer atendimento gratuito para pets de famílias de baixa renda de Blumenau

Foto: Giovanni Silva

Iniciativa é fruto de parceria entre a universidade e a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Blumenau

 

O Hospital Escola Veterinário da Universidade Regional de Blumenau (HEV/FURB) vai fornecer atendimento gratuito para famílias de baixa renda e animais comunitários. A iniciativa é uma das ações do Programa Pet + Seguro lançado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Blumenau (Semmas) nesta quarta-feira, 10, em evento no Parque Ramiro Ruediger. O convênio entre a FURB e o município deve beneficiar cerca de 30 mil animais, que serão encaminhados para atendimento no HEV de acordo com critérios estabelecidos pela Semmas.

Os atendimentos incluem consultas e procedimentos clínicos e cirúrgicos, como castrações. “Foram várias etapas até conseguirmos chegar a este momento tão importante que é a assinatura desse contrato e colocar a FURB no seu papel pioneiro como referência na área de bem-estar animal em Blumenau”, ressalta Thiago Neves Batista, chefe do HEV/FURB. Para a reitora da universidade Marcia Sardá Espindola, o programa é mais uma demonstração da parceria entre universidade e poder público em favor de Blumenau. “Sempre colocamos que a universidade tem muito a colaborar com a gestão pública, com toda a cidade. É um reconhecimento da qualidade do nosso curso de Medicina Veterinária, do espaço que nós temos do Hospital Veterinário”, destaca.

Além das castrações e atendimento veterinário que serão realizados pelo HEV/FURB, o programa Pet + Seguro também contempla ações de fiscalização, parcerias com empresas, educação comunitária e apoio a protetores independentes.

 

 

Quem pode acessar o serviço?

Carlos Sansão, diretor de Educação Ambiental e Bem-estar Animal da Semmas, explica que o programa deve atender cerca de 11 mil famílias cadastradas nos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) do município com renda per capita abaixo de meio salário-mínimo, além dos chamados animais comunitários, que vivem nas ruas. As famílias que se enquadram nos critérios devem entrar em contato com a Semmas pelo número (47) 99701-2262, que funcionam como WhatsApp, ou pelo telefone 156, opção 1. O agendamento dos atendimentos junto ao Hospital Escola Veterinário da FURB será mediado pelo município.