Impacto das mudanças climáticas na biodiversidade
Por Central Multimídia de Conteúdo/Jornalismo [15/10/2020] [16 h19]
As mudanças climáticas e de eras glaciais e interglaciais são naturais na história do planeta Terra. Atualmente, o mundo vive uma era interglacial, com condições de vida mais favoráveis, mas as mudanças climáticas antropogênicas, causadas pelo ser humano, têm causado efeitos graves na biodiversidade mundial.
A segunda reportagem da série produzida pela FURB TV sobre a temática das mudanças climáticas explica quais são os riscos e previsões dos especialistas para a sobrevivência da biodiversidade com as mudanças em curso.
O clima é um dos fatores mais importantes para a sobrevivência de todos os seres. Com essas mudanças, muitas espécies precisarão se adaptar ou migrar para áreas com condições climáticas mais favoráveis. O coordenador do bacharelado em Ciências Biológicas da Universidade Regional de Blumenau (FURB), Luis Giasson problematiza que espécies que já vivem em áreas de altitude, com clima mais temperado, por exemplo, não terão regiões mais altas para onde migrar.
O coordenador do Mestrado em Biodiversidade da FURB, André Gasper, explica que a biodiversidade passará por um processo de homogeneização, pois as mudanças estão acontecendo de forma muito rápida e muitas espécies não conseguirão sobreviver e passar pelo processo de seleção natural.
Quando uma espécie se extingue, é um processo evolutivo de milhões de anos que foi extinto pela ação humana, explica André Gasper, e os impactos disso são muito grandes. Um exemplo dado pelo coordenador é de que em uma dessas espécies extintas poderiam ser encontradas substâncias e componentes que seriam a chave para a descoberta da cura para uma futura pandemia, ou para o tratamento de um câncer. “A gente ainda nem conhece a biodiversidade direito pra saber que compostos podemos explorar de forma sustentável e a gente já está perdendo”, afirma André Gasper.
As reportagens da FURB TV sobre este e outros assuntos estão disponíveis que no canal do YouTube da TV educativa da Universidade Regional de Blumenau.