Interação 2025: Oficinas mobilizam estudantes em todos os campi da universidade
Por Camila Maurer e Maria Tereza Tassinari [26/09/2025] [11 h40]
A Universidade Regional de Blumenau (FURB) recebe nesta quinta-feira, 25, cerca de 11 mil visitantes para o Interação FURB 2025. Durante todo o dia, estudantes do Ensino Médio de toda a região participam de oficinas gratuitas promovidas pelos cursos de Graduação da universidade em todos os campi. Na edição deste ano, o evento recebeu inscrições de estudantes provenientes de 168 escolas em 56 cidades, o que faz do Interação FURB o maior evento de escolha profissional da região.
“É um dia de muita alegria e também de muita responsabilidade ajudar o jovem nesse momento tão especial da vida dele a decidir a sua profissão. Paramos a FURB nesse dia, todos os estudantes, professores e técnicos-administrativos estão envolvidos com as oficinas e a organização do evento. É muito esperado por nós e pelos jovens também”, destaca Marcia Sardá Espindola, reitora da instituição.
Mais de mil oficinas sobre 230 temáticas diferentes estão sendo oferecidas. Além de conhecerem os cursos disponíveis, os visitantes exploram atividades que fazem parte do cotidiano das profissões e conhecem a estrutura da universidade. O evento inclui atividades em todos os campi da universidade e no Núcleo de Prática Jurídica (NPJ). "O evento só acontece graças aos cursos que têm se envolvido. A gente vê que os cursos realmente estão participando e trazendo temas novos todos os anos. Os nossos alunos também participam. Muitos já vieram como visitantes e hoje estão aqui auxiliando no dia do evento. A gente vê a colaboração de todos os cursos com grande empenho", destaca Thayná Lehmann, assessora de eventos da universidade.
Além das oficinas dos cursos de Graduação, os estudantes também podem conhecer as oportunidades de bolsas e apoio estudantil, aprendizado de idiomas e intercâmbios oferecidas pela universidade, por meio das oficinas institucionais. O Interação FURB é realizado anualmente pela Coordenadoria de Comunicação e Marketing (CCM). A proposta do evento é aproximar a universidade dos estudantes do Ensino Médio que estão em processo de escolha profissional.