Inventário Florístico Florestal de Santa Catarina apresenta resultados

Inventário Florístico Florestal de Santa Catarina apresenta resultados

Foto: Divulgação do evento

No dia 23 de novembro, em Florianópolis, será realizado o 3º Seminário do Inventário Florístico Florestal de Santa Catarina, que apresenta os resultados do 2ª censo florestal e a situação das florestas catarinenses frente às mudanças do clima. A programação do evento, entre 8h30 e 16h30, trata de alguns dos principais resultados de 15 anos de investigações sobre as florestas do estado de Santa Catarina. Com a participação dos professores pesquisadores da FURB, Alexander Vibrans e André Luis de Gasper, o seminário ocorre presencialmente no Auditório Tito Sena (Avenida Madre Benvenuta, 2007, Itacorubi, Florianópolis, SC) e com transmissão simultânea online e participam

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site do evento.

O Projeto Inventário Florístico-Florestal de Santa Catarina é uma iniciativa do governo estadual com o objetivo de inventariar os remanescentes florestais do estado e gerar uma base de dados sólida para desenvolver a política florestal para Santa Catarina. O projeto abrange, além do inventário dos recursos florestais, o levantamento florístico das florestas catarinenses.

A investigação das florestas catarinenses teve início em 2007, com a participação da FURB, UFSC, UDESC e Epagri.

O assunto central deste terceiro seminário são as mudanças que as florestas sofreram num período de, em média, oito anos, desde as mudanças na composição de espécies, na sua diversidade genética e nos estoques de madeira, biomassa e carbono. Informações que são fundamentais para formular políticas visando a proteção, a manutenção e o uso cuidadoso das florestas - que cobrem 38% do território catarinense.

Diante das mudanças climáticas é de especial interesse conhecer o potencial das florestas de fixar o carbono atmosférico (CO2) o que, por sua vez, permitirá a comercialização dos Créditos de Carbono, ou seja, da chamada Redução Certificada de Emissões.

O evento encerra com uma mesa de debates