ITCP lança novo catálogo virtual de Economia Solidária
Por Central Multimídia de Conteúdo/Jornalismo [16/09/2020] [16 h40]
Com a pandemia do coronavírus e a impossibilidade de realizar as Feiras de Economia Solidária (Ecosol) mensais, na frente da Biblioteca Central da Universidade Regional de Blumenau (FURB), a coordenação da Feira organizou o “Catálogo Virtual da Feira da Ecosol - FURB”.
Com o objetivo de divulgar o trabalho dos feirantes e empreendimentos de economia solidária que comercializam seus produtos em feiras, neste momento canceladas, e fomentar as suas vendas, o catálogo foi desenvolvido e agora chega à sua terceira edição. Organizado por segmentos, como casa e decoração, costura e arte, alimentação, plantas, acessórios e produtos pet, diversos tipos de produtos e artesãos ganham seu espaço no catálogo.
Além de fotos e a lista dos produtos, o catálogo traz o nome de cada empreendimento e artesão, seus valores e formas contato para realizar a compra e venda. A organização da Feira de Economia Solidária explica que a ideia deste catálogo é que as pessoas que já compravam os produtos, conhecem e gostam, possam continuar a obtê-los, além de divulgar os trabalhos e incentivar a produção e obtenção de renda desses artesãos.
A professora e coordenadora da feira, Lucinéia Sanches, lembra que a Feira da Ecosol teve origem a partir do antigo “Brique FURB”, organizado pela Divisão de Cultura da Universidade, “onde muitos artesãos e empreendedores locais começaram a se reunir e dialogar, tornando visível a demanda para a realização de uma feira para comercialização de produtos da Economia Solidária”. A coordenadora explica que muitos dos artesãos que participavam do Brique já possuíam vínculo com a FURB, onde eram oferecidos, através da Unitrabalho, cursos custeados pelo Governo. “No começo, ela não acontecia mensalmente, mas, aos poucos, foi se estruturando até chegar ao formato atual. E, excepcionalmente este ano, para atender a demanda dos feirantes, foi preciso adequá-la para o formato digital”, conta Lucinéia.
Participam atualmente da Ecosol os empreendimentos de economia solidária integrantes do Fórum Economia Solidária de Blumenau (FESB), e da Rede de Economia Solidária do Vale do Itajaí (RESVI). De acordo com a coordenação da feira, cada edição é organizada, planejada e avaliada por uma comissão de representantes dos empreendimentos participantes, além de receberem assessoria da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (ITCP/FURB).
Para adquirir os produtos tradicionalmente disponíveis na Feira de Economia Solidária que acontece na FURB é necessário acessar o catálogo virtual disponível no Facebook da feira, fazer a escolha e entrar em contato com o artesão para combinar a entrega e as formas de pagamento. Como explica a coordenação da feira, todo o processo é “simples, rápido e seguro para todos”.
Acesse em https://www.facebook.com/feiraecosolfurb