ITCP/FURB sedia conferência nacional de Economia Solidária

ITCP/FURB sedia conferência nacional de Economia Solidária

Foto: Divulgação

Realizada pela Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (ITCP/FURB) a 6ª Conferência Nacional de Economia Solidária aconteceu nos dias 03 e 04 de agosto, na Universidade Regional de Blumenau (FURB) e discutiu as propostas encaminhadas pelas plenárias estaduais, que precedem a plenária nacional, agendada para novembro, em Brasília.

“Entre os principais temas que envolvem a plenária está o debate sobre a própria economia solidária e o contexto de crise social mais amplo, bem como a relação dessa crise socioeconômica que estamos vivendo com a economia solidária sendo uma alternativa para as comunidades, trabalhadores e  trabalhadoras desempregados, novos trabalhadores”, cita o professor Valmor Schiochet, um dos organizadores do evento.

Em novembro, ocorre o segundo momento da conferência, no qual as delegações estaduais estarão reunidas em Brasília para a atividade presencial da plenária.

As plenárias estaduais e nacional acontecem há 20 anos e são feitas para organizar a Economia Solidaria no Brasil. O professor Valmor explica que “a economia solidária é uma forma de organização das comunidades, dos trabalhadores, que permite, por meio da organização, maior autonomia econômica. Ela é uma estratégia importante para enfrentar dificuldades e desigualdades na sociedade, pois a economia solidária é uma forma mais igualitária de organizar as atividades econômicas da sociedade”.

A conferência ocorreu de forma híbrida (virtual e presencial), com o tema Economia Solidária: autogestão como estratégia de resistência e alternativa à crise do capitalismo na luta pela radicalização da democracia.