Laboratório de Análise de Combustíveis e Cromatografia da FURB inaugura novos equipamentos com investimento da FAPESC

Laboratório de Análise de Combustíveis e Cromatografia da FURB inaugura novos equipamentos com investimento da FAPESC

Foto: Lucas Adriano

Professores, pesquisadores, estudantes, servidores da Universidade, representantes do Governo de Santa Catarina, Centro de Inovação Blumenau e poder público municipal se reuniram na tarde desta quarta-feira (23) no auditório do campus 2 da FURB para a solenidade de inauguração de novos equipamentos do Laboratório de Análise de Combustíveis e Cromatografia (LAC) da Universidade. Integrantes da gestão superior da FURB, da diretoria da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação e representantes das empresas fornecedoras dos equipamentos também acompanharam a cerimônia.

“O laboratório tem um histórico muito grande de análise de combustíveis líquidos como etanol, gasolina e diesel. Com esse novo aporte, agora a gente passa a entrar no ramo dos combustíveis sólidos. Então, tudo que tem a ver na questão da transição energética, o uso de resíduos, a recuperação energética de resíduos, passamos a aprimorar algumas questões ambientais e análise de poluentes nesse sentido. E a gente dá vistas a novas técnicas analíticas, mais aprofundadas, mais complexas, que podem integrar todo um cenário muito grande de pesquisas científicas. O laboratório sempre foi um grande coadjuvante em todas as pesquisas, dada a sua estrutura laboratorial e a partir de agora, ele ganha um novo fôlego para participar e crescer ainda mais”, descreve Vinicyus Rodolfo Wiggers, coordenador do LAC e professor do Departamento de Engenharia Química da FURB.

 

Imagem
Laboratório de Análise de Combustíveis e Cromatografia da FURB inaugura novos equipamentos com investimento da FAPESC
Cerimônia marcou inauguração na tarde desta quarta-feira (23)

 

Além de ser um espaço fértil para pesquisas acadêmicas, o LAC também é destaque na prestação de serviços. Hoje, o laboratório integra o Programa de Monitoramento da Qualidade do Biodiesel da Agência Nacional do Petróleo (ANP), coletando amostras, a cada seis meses, da produção das bases de distribuição de diesel, etanol e gasolina dos três Estados do Sul do Brasil, acompanhando a qualidade do combustível que chega aos tanques de veículos que fazem o transporte rodoviário de cargas e dos automóveis de passeio de grande parte da população brasileira.

Ao longo da solenidade de inauguração dos novos equipamentos do LAC, foi apresentado um vídeo produzido pela Rádio e Televisão Educativa da FURB que mostrou o laboratório em funcionamento, justificando seu trabalho de mais de 27 anos de existência e as potencialidades das futuras pesquisas com foco na transição energética que serão possíveis graças aos investimentos realizados no âmbito do projeto Multilab SC da Fapesc. Em nome da FURB, o Vice-Reitor Marcus Vinicius Marques de Moraes enfatizou que toda a sociedade só tem a ganhar com tais melhorias.

“É extremamente importante para instituições com a nossa característica essa captação de recursos via editais, chamadas públicas, a exemplo desta da Fapesc. Isso incrementa os nossos cenários de prática da pesquisa. Aqui nós temos bons exemplos de pesquisas de ponta e de pesquisadores excelentes, de referência”, afirma o Vice-Reitor.

 

Imagem
Laboratório de Análise de Combustíveis e Cromatografia da FURB inaugura novos equipamentos com investimento da FAPESC
Com o investimento, novas pesquisas poderão ser realizadas a partir da ampliação de serviços do LAC
Imagem
Laboratório de Análise de Combustíveis e Cromatografia da FURB inaugura novos equipamentos com investimento da FAPESC
LAC passa a integrar Distrito de Inovação de Blumenau

A cerimônia teve seu término com uma visita guiada ao laboratório e o descerramento da placa que marca a entrega oficial dos equipamentos. O Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação de Blumenau, Walfredo Balistieri, teve um momento de fala e destacou que o LAC agora integra também o ecossistema do Distrito de Inovação, que se soma aos demais espaços com esta finalidade no município, indo além do Centro de Inovação Blumenau (CIB) e demais empresas com este perfil.

Assista à reportagem em vídeo e saiba mais sobre a inauguração dos novos equipamentos no LAC da FURB: