Laboratório de Teatro recebe projeto Corpos Nordestines, contemplado pelo Prêmio Elisabete Anderle

Laboratório de Teatro recebe projeto Corpos Nordestines, contemplado pelo Prêmio Elisabete Anderle

Foto: Divulgação

Nesta segunda-feira, 29 de maio, às 19 horas, no Laboratório de Teatro, bloco S, sala 113, do campus 1 da FURB ocorre a apresentação do projeto de pesquisa teórico-prático Corpos Nordestines, do artista João Alves Júnior, um nordestino que residiu no Vale do Itajaí por mais de 20 anos e atualmente reside em São Paulo.

O projeto busca abrir espaço para ouvir e conhecer as histórias e cultura dos migrantes do Nordeste brasileiro. Apresentação será carregada de memórias, histórias e registros sinceros sobre alguns corpos nordestines que decidiram fazer de Blumenau e/ou Gaspar suas moradas. A proposta do projeto é dialogar sobre esse contraponto cultural existente nas cidades do Vale do Itajaí. O artista realizou uma pesquisa de campo pelas ruas das duas cidades, coletando fotos, vídeos, e relatos afetivos, produzindo um panorama da cultura nordestina na relação com a cultura sulista.

A pesquisa é orientada e mediada pela artista, doutoranda e professora de pós-graduação em Teatro da UDESC, Sabrina de Moura. Além da apresentação, será criado um experimento teatral, com participação da psicóloga blumenauense Tassya Gabriela e mediação de Sabrina de Moura.

O Projeto Cultural Nº 000616, Pesquisa – Corpos Nordestines, de João Alves Jr. é contemplado pelo Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura – Edição 2022 – Prêmio Artes Populares / Culturas Populares e Diversidades.

 Aberto à comunidade. Entrada gratuita.