Livro apresenta potencial feminino na área da computação

Livro apresenta potencial feminino na área da computação

Foto: Divulgação

Qual o papel da mulher na área da computação? É essa a resposta que o livro “Meninas que Influenciam”, uma iniciativa do projeto de extensão Meninas Digitais Vale do Itajaí, tenta responder. O lançamento oficial ocorre quinta-feira, 29, às 19 horas, na Fundação Fritz Müller, em Blumenau.

“Meninas que Influenciam” tem como objetivo incentivar garotas, principalmente do ensino médio, a ingressarem na área de computação. Além disso, o projeto tem como propósito manter uma rede de suporte para as meninas que estão estudando Ciência da Computação e Sistemas de Informação, bem como aquelas que já atuam na área. O livro surgiu da necessidade de mostrar para as jovens qual é o papel da mulher na computação.

A ideia do livro teve início em 2019, no Interação FURB. Em uma oficina do curso de Computação, as meninas participantes responderam à pergunta: “qual o papel da mulher na Tecnologia da Informação?”.  Juntando as respostas obtidas pelas jovens com a ajuda de um grupo de ilustradores e o apoio da Fundação Fritz Müller, a publicação virou realidade.

“O livro tem o propósito de evidenciar o potencial de todas as mulheres que já atuam em alguma área da computação, e que qualquer menina e mulher que têm interesse em ingressar nessa área, tem capacidade para isso. A ideia é que as mulheres tenham e que possam conquistar seus espaços nessa área”, explica a professora Andreza Sartori, do Departamento de Sistemas e Computação da FURB, coordenadora do projeto de extensão Meninas Digitais Vale do Itajaí, da FURB.

Na noite de lançamento, as empresas parceiras do projeto vão receber exemplares do livro, que não será comercializado. Outras ações serão realizadas ao longo dos meses para promover a publicação e levar o livro para mais pessoas, sempre de forma gratuita.

O projeto de extensão Meninas Digitais Vale do Itajaí promove o empoderamento feminino no ambiente digital por meio de iniciativas que trabalham em colaboração com escolas, universidades, diferentes profissionais e empresas. As participantes do projeto já participaram de grandes eventos de tecnologia, sempre com o propósito de tornar o mercado da computação mais igualitário entre os gêneros e fomentar o desenvolvimento digital de meninas e mulheres.

Para conhecer mais sobre o projeto, as iniciativas e a equipe de trabalho, acesse o link.

Texto: Vanessa Trapp, da Agência de Notícias do curso de Jornalismo da FURB