Livro reúne experiências frente a Covid-19
Por Central Multimídia de Conteúdo/Jornalismo [14/12/2020] [17 h18]
Na data em que é comemorado o Dia Nacional da Economia Solidária, em 15 de dezembro, a Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (ITCP/FURB) participa do lançamento do livro “Respostas das cooperativas e da economia solidária frente à crise social, econômica e sanitária da COVID-19 no Brasil”, editado pela Unisol, a Central de Cooperativas e Empreendimentos Solidários.
O lançamento do livro será às 18 horas, pelo YouTube e Facebook da Unisol, com a participação de representantes de nove instituições e empreendimentos que relatarão as alternativas encontradas para obter trabalho e renda e ajudar ao próximo nessa época de quarentena e de crise econômica.
Segundo o presidente da Unisol, Léo Pinho, um dos objetivos do evento de lançamento, assim como do livro, é estimular a população a se organizar em torno de empreendimentos de economia solidária de forma a superarem a crise econômica. Dois princípios da Unisol serviram de conceitos na elaboração do livro. “A intercooperação e a solidariedade são dois polos a partir dos quais os empreendimentos se formam e se consolidam”, afirmou Pinho. A própria concepção da obra seguiu esses princípios – ela foi editada e diagramada pela Coopacesso, uma editora cooperativa que, portanto, funciona conforme a lógica da economia solidária.
No livro estão reunidos artigos sobre as novas estratégias que tiveram que ser desenvolvidas pelos empreendimentos econômicos solidários e cooperativas para se adaptarem à nova realidade. A professora Dra. Cláudia Fronza, o professor Dr. Valmor Schiochet, a assistente administrativa Márcia R. F. Lacerda e a bolsista de psicologia Jéssica Roda compartilharam as experiências da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (ITCP/FURB) com um artigo chamado “Comitê Solidariedade: Redes de Economia Solidária como alternativa à crise do COVID-19”.
No artigo são relatadas as ações realizadas pelo Comitê Solidariedade, criado com o objetivo de organizar doações, arrecadar contribuições e fomentar a cooperação econômica. Como resultado desta iniciativa, mais de 150 famílias da região foram diretamente beneficiadas.
O livro será disponibilizado gratuitamente no formato digital, primeiro para os que assistirem à live (onde será anunciado o link de acesso) e, após 24 horas, para o público em geral.