Marcando seus 60 anos, FURB é a 3ª melhor universidade de Santa Catarina, segundo ranking Folha

Marcando seus 60 anos, FURB é a 3ª melhor universidade de Santa Catarina, segundo ranking Folha

Foto: FURB

Nas celebrações de 60 anos de fundação da FURB, a universidade tem conquistado ainda mais destaque nacional. Pelo segundo ano consecutivo, a FURB conquistou o 3º lugar entre as melhores universidades de Santa Catarina no Ranking Universitário Folha (RUF). Em relação ao resultado 2023, a FURB avançou uma posição no ranking nacional geral e 20 posições no quesito inovação, alcançando, pela primeira vez, a 20ª posição entre as universidades mais inovadoras do Brasil.

Divulgado nesta segunda-feira, 21, o Ranking Universitário Folha avaliou 203 universidades no território nacional a partir de diferentes critérios, como ensino, pesquisa, inovação e mercado. Integram o ranking apenas as universidades, instituições que ofertam ensino, pesquisa e extensão.

Em 2023, a FURB já havia conquistado a 3ª melhor colocação catarinense no ranking que leva em conta bases de dados nacionais e internacionais, por meio do Enade, CNPq, Capes e pesquisas de opinião.

 

Destaque consolidado

No ano passado, a FURB passou pelo seu processo de recredenciamento junto ao Ministério da Educação. Uma comissão foi formada no âmbito do Conselho Estadual de Educação, que homologou a nota máxima à Universidade Regional de Blumenau. A comissão avaliou as condições de funcionamento da Universidade, por meio de vistorias in loco em laboratórios, salas de aula, espaços de convivência, além de promover análises e rodas de conversa com servidores e estudantes da instituição.

Já em 2024, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou os resultados de três Indicadores de Qualidade da Educação Superior no Brasil, relativos ao ano de 2022. No âmbito do Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC), entre todas as Universidades Públicas Municipais do Brasil, a FURB aparece na 1ª posição, com a nota mais elevada e, em Santa Catarina, é a 5ª melhor Universidade do Estado.