Nova gestão toma posse e reafirma compromissos com o Vale Europeu

Nova gestão toma posse e reafirma compromissos com o Vale Europeu

Foto: CCM

A gestão da FURB para o quadriênio 2023/2026 tomou posse nesta terça-feira, 31 de janeiro, em solenidade realizada no Teatro Carlos Gomes e foi prestigiada por autoridades, políticos, empresários, reitores de instituições de ensino comunitárias e federais, servidores da FURB na ativa e aposentados, estudantes e comunidade. Marcia Cristina Sardá Espindola assumiu segundo mandato como reitora, tendo como vice-reitor o professore Marcus Vinicius Marques de Moraes.  

Apresentações da orquestra e do coro da FURB abriram a solenidade, realizada na presença dos conselhos superiores da FURB: Conselho Universitário (Consuni) e Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE), presididos pelo chanceler da Universidade, o prefeito de Blumenau, Mario Hildebrandt. 

Reitoria e governantes  A vice-governadora do Estado, Marilisa Boehm,   representou o governador, Jorginho Mello, e em   seu discurso deixou o gabinete à disposição dos   reitores presentes à posse, reafirmando o   compromisso com a educação superior em   Santa Catarina. O processo de federalização da   FURB foi apresentado ao Governo Federal na   última sexta-feira, 27 de janeiro, como uma das   três pautas prioritárias para o Estado. “Quero   agradecer todo empenho junto ao Governo   Federal para realizar esse projeto tão importante   para nossa região que é a federalização da   FURB. Muito obrigada, governador, por continuar nos apoiando nesse sonho possível” agradeceu a  reitora Marcia em seu pronunciamento. “Com muita responsabilidade vamos concluir o projeto de viabilidade que nos foi designado pelo MEC e continuar lutando pelo financiamento estudantil pleno”, afirmou.  

Ela citou e agradeceu também as parcerias firmadas na primeira gestão com as prefeituras do Vale Europeu, agradecendo os prefeitos presentes à solenidade e que ocuparam lugar especial no palco do Teatro. “Fizemos questão de destacá-los, mostrando que de fato somos uma universidade regional e a parceria com todos os municípios da nossa região é muito importante para nós”, disse Marcia.

A presença de presidente do Conselho Estadual de Educação de Pernambuco, Antônio Habib, que preside também a Associação Nacional das Instituições Municipais de Ensino Superior (ANIMES) também foi citada, “seguiremos enfrentando com muita determinação os grandes desafios que se apresentarem. Com certeza os desafios financeiros não foram superados, e nos tomam os pensamentos por muito tempo: como fazer gestão pública com recursos privados, nosso grande dilema não é amigo Habib? Reitor de uma instituição como a FURB, em Pernambuco, somente com você hoje posso compartilhar a mesma dor”, pontuou a reitora. 

Marcia também falou sobre o projeto Faculdade Gratuita, proposto pelo Governo do Estado para o sistema ACAFE, que reúne as instituições de ensino superior comunitárias de Santa Catarina. “Seja pela federalização da FURB, seja pelo projeto Faculdade Gratuita, já em andamento, estamos prontos para essa ação política, assim como cumprindo tudo que nos for solicitado para a viabilidade de suas implantações”,  destacou. 

A presidente da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (ACAFE), reitora da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), Luciane Ceretta, também prestigiou a solenidade de posse e ressaltou a contribuição das instituições de ensino superior comunitárias para Santa Catarina: “mais que ensino superior, ofertamos contribuições ao desenvolvimento das cidades e por isso cabe um agradecimento especial ao apoio do prefeito Mario Hildebrandt à FURB, o que demonstra o compromisso com a educação e com a comunidade”, disse ela. 

O prefeito de Blumenau foi o último a ocupar a tribuna de honra da solenidade e em seu discurso citou a trajetória da FURB na formação de milhares de profissionais, “reconhecemos a importância da Universidade de Blumenau diante de tantos estudantes que tiveram suas vidas transformadas pela educação superior”, disse. Hildebrandt também falou sobre a federalização da FURB: “que federalização queremos? Que respeite, que valorize e que dê continuidade à história da FURB”, afirmou. 

Tanto o prefeito Mario quanto a reitora Marcia citaram a presença do professor Diderot Carli, único fundador da FURB ainda vivo e que também prestigiou a solenidade de posse, “que orgulho, professor Diderot, ver esta instituição criada há quase 60 anos pela coragem de pessoas como o senhor, ser um dos alicerces ao desenvolvimento do Vale Europeu, nosso muito obrigado”, agradeceu Hildebrandt. 

Novo Colegiado 

A gestão 2023/2026, além da reitora Marcia e do vice-reitor, Marcus Vinicius de Moraes, terá como pró-reitores os professores Romeu Hausmann e Jamis Piazza, que seguem como pró-reitores de Ensino de Graduação, Ensino Médio e Profissionalizante (PROEN) e de administração (PROAD), respectivamente. A professora do curso de Farmácia e dos programas de pós-graduação em Química e Biodiversidade, Michele Debiasi Alberton, assume a Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação, Extensão e Cultura (PROPEX), no lugar do professor Oklinger Mantovaneli Júnior. A posse dos servidores que farão parte da administração superior da FURB será no dia 06 de fevereiro, às 14h30, na Universidade. 

Marcus Vinicius Marques de Moraes

O vice-reitor, Marcus Vinicius Marques de Moraes é professor titular da Universidade Regional de Blumenau desde agosto de 2002, é graduado em Fisioterapia pela Universidade Federal de Santa Maria (1994), com especialização em Desenvolvimento Infantil: Educação pelo Fundação Educacional de Brusque (1997), mestrado em Ciências do Movimento Humano pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2002) e doutorado em Fisioterapia pela Universidade Federal de São Carlos (2010). Na gestão 2019/2022, atuou como chefe da Divisão de Políticas Educacionais (DPE), da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação, Ensino Médio e Profissionalizante (PROEN). 

A eleição da gestão para o quadriênio 2023/2026, ocorreu em outubro de 2022, e foi disputada em chapa única. 

FURB em Números

Em quase 60 anos de história, a FURB já formou mais de 55 mil profissionais. Hoje, oferece 60 cursos de graduação, 12 especializações, 13 mestrados e quatro doutorados, além do ensino médio, totalizando aproximadamente 7.200 estudantes. Realiza mais de 600 projetos de pesquisa, com 170 professores e 365 estudantes bolsistas. Tem 113 grupos de pesquisa cadastrados no CNPq. 

Já o contato direto com a comunidade é realizado pelos 20 programas e 70 projetos de extensão, que envolvem mais de 400 estudantes e ocorrem por meio de ações sociais, científicas, esportivas, ambientais e de saúde que impactam os mais de 800 mil habitantes dos 14 municípios da Associação dos Municípios do Vale Europeu (AMVE), região responsável por quase 30% do PIB catarinense. 

Somente no ano de 2021, na área da saúde, a FURB realizou 26.212 atendimentos em seu complexo integrado de saúde (campus 5, na Fortaleza Alta), incluindo consultas, clínica geral, tratamentos médicos, em programas em parceria com prefeituras, AMVE, governos estadual e federal. Foram 16.014 atendimentos de fisioterapia; 12.573 atendimentos de enfermagem; 4.773 atendimentos odontológicos; 3.084 atendimentos psicológicos; 532 atendimentos em educação física e 442 em nutrição. Também realizou 1.228 atendimentos em saúde animal, no Hospital Escola Veterinário.  Na área da educação, realizou 11.247 atendimentos/ações de licenciatura, com 17 projetos de extensão vinculados, bem como promoveu a formação de 700 professores. 
Em seu Núcleo de Prática Jurídica, realizou 974 atendimentos em 2021, e de forma pioneira, em maio de 2020, sob o impacto da pandemia de Covid-19, implantou o primeiro atendimento jurídico totalmente virtual em Santa Catarina. 

Também realizou 2.735 atendimentos à pessoa idosa, incluindo as atividades do Programa de Educação Permanente (135 participantes) e 1.200 atendimentos semestrais à Casa São Simeão, em Blumenau. Na área das Ciências Biológicas, 1.395 atendimentos foram registrados em 2021 e na área tecnológica, foram 1.584 atendimentos.

Conta com 1.059 servidores, sendo 604 professores (57%) e 455 técnicos administrativos (43%). Sua área física é de 568.963 m² e a infraestrutura ocupa 90,981 m² de área construída, dividida em quatro campi, com um total de 2.162 ambientes, entre eles 310 laboratórios e 186 salas de aula. 

Tem convênios, parcerias e acordos firmados com universidades e instituições de ensino de 25 países e semestralmente oferta editais com programas de intercâmbio aos estudantes que já concluíram 25% da graduação.