Parceria confirma nova etapa do estudo internacional Vida e Saúde em Pomerode

Parceria confirma nova etapa do estudo internacional Vida e Saúde em Pomerode

Foto: João Danilo / Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Pomerode

Realizado pela Universidade Regional de Blumenau (FURB) em parceria com a Universidade de Greifswald (Universitätsmedizin Greifswald), na Alemanha, e a Prefeitura de Pomerode, o projeto Leben und Gesunheidt (Vida e Saúde em Pomerode) teve sua continuidade ratificada pelos parceiros nesta quarta-feira, 21 de dezembro, e deve iniciar nova etapa de coleta de exames com a população local já a partir do segundo semestre de 2023, desta vez, instalado em Pomerode.

O prefeito de Pomerode, Ércio Kriek, visitou a Universidade de Greifswald na viagem que fez à Alemanha, em novembro, e reafirmou a importância do estudo. “Vamos fazer todo o possível   para garantir recursos ao projeto, que é de relevância mundial e um diferencial para a saúde da nossa população”, afirmou Kriek no encontro com a reitoria da FURB para a assinatura de ratificação do convênio.

O projeto "Leben und Gesundheit – Vida e Saúde em Pomerode" é uma parceria com o projeto "Leben und Gesundheit in Vorpommern", da Alemanha. A pesquisa internacional visa definir um perfil de saúde da população de Pomeranos, na Alemanha, e de Pomerode (Santa Catarina, Brasil) por meio de diversos exames realizados com seus habitantes, para detectar as doenças prevalentes da região e seus fatores de risco.

Na comunidade científica internacional, a pesquisa é reconhecida pelo nome SHIP – Study of Health In Pomerania (Estudo da Saúde na Pomerânia), nome que também é utilizado no projeto realizado em Pomerode: SHIP - Study of Health In Pomerode - BRAZIL.

primeira etapa da coleta de dados (de 2014 a 2018), foi feita no campus 5 da Universidade de Blumenau, com o deslocamento da população até a Universidade em transporte feito pela Prefeitura de Pomerode. A ideia, agora, é instalar a equipe multiprofissional responsável pela coleta dos exames na cidade e o primeiro semestre de 2023, será de preparação da estrutura e da equipe e de sensibilização da população, que participa de forma voluntária.

O estudo é feito em homens e mulheres, entre 20 e 79 anos, selecionados aleatoriamente, seguindo os mesmos padrões da pesquisa alemã. Os dados apurados desde a primeira etapa de coleta já resultaram em 20 dissertações de mestrado, 44 trabalhos de conclusão de curso e 15 artigos publicados ou aprovados em publicações científicas nacionais e internacionais, além de mais de 50 apresentações em eventos científicos. “Nosso desafio agora é apresentar estes dados à população local e reforçar a importância do estudo para a melhoria da qualidade de vida”, destaca o professor Ernani Tiaraju da Santa Helena, coordenador da pesquisa pela FURB.   

Entre os resultados, o estudo apontou alta proporção de sedentários (70%) e índices de 39% com hipertensão arterial e 33% com risco de Aterosclerose (placas de gordura nas artérias), além do consumo de alimentos processados, refrigerantes e doces.   

 

(Na foto, da esquerda para a direita, os professores da FURB, Clovis de Souza e Ernani Santa Helena, o vice-reitor, João Gurgel, a reitora, Marcia Sardá Espindola, o prefeito, Ércio Kriek e a secretária de Saúde de Pomerode, Lígia Hoepfner)