Pesquisa discute modos para aprender funções quadráticas
Por Gabinete da Reitoria/Jornalismo [27/10/2017] [14 h21]
Foto: Divulgação
O mestrando José William Soares da Silva, do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática da FURB, defende nesta segunda-feira (30-10), às 9 horas, na sala S 203, Campus I, a dissertação intitulada A utilização do software Geogebra como ferramenta didática na aprendizagem de funções quadráticas. A pesquisa foi orientada pela Prof.ª Dr.ª Rosinéte Gaertner.
O trabalho tem o objetivo analisar o desenvolvimento de uma sequência didática e suas contribuições para a aprendizagem de conceitos relacionados a funções quadráticas em estudantes de Ensino Médio ao se utilizar o software GeoGebra, seguindo a perspectiva da teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel.
Num primeiro momento foi feito o levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos e, em seguida, foram elaboradas atividades com o software. A investigação ocorreu no Colégio Unificado de Itajaí/SC, pertencente a uma rede de ensino privada, com alunos de uma primeira série do Ensino Médio.
Metodologia
A pesquisa foi dividida em três momentos: no primeiro foi aplicado um Pré-Teste, no segundo momento ocorreu à aplicação da sequência didática, e por fim, foi aplicado um Pós-Teste. Os resultados evidenciam que embora os alunos apresentem dificuldades no estudo de função quadrática, o uso do software GeoGebra proporciona uma melhor compreensão na análise dos conceitos e na interpretação do gráfico, provocando nos alunos a vontade de construir o conhecimento de modo significativo. Através dele, constatamos o envolvimento dos alunos nas atividades propostas, mostrando-se satisfeitos com a dinâmica das aulas, explicitando que a utilização desse software auxiliou na compreensão dos conceitos estudados.