Pesquisa FURB revela como escolas bilíngues impulsionam o desenvolvimento profissional de professores em Blumenau

Pesquisa FURB revela como escolas bilíngues impulsionam o desenvolvimento profissional de professores em Blumenau

Foto: RTE FURB

Uma pesquisa de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Regional de Blumenau (PPGE/FURB) investigou como as escolas públicas bilíngues impulsionam o desenvolvimento profissional de professores em Blumenau. O estudo foi conduzido pela pesquisadora Katiúscia Raika Brandt Bihringer, Doutora em Educação, sob orientação das professoras Daniela Tomio, Doutora em Educação Científica e Tecnológica, e Cyntia Bailer, Doutora em Estudos da Linguagem. A pesquisa que originou a tese resultou na elaboração de um livreto de divulgação voltado às comunidades escolares. A iniciativa foi vencedora da categoria Pós-Graduação na 19ª Mostra Integrada de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura (MIPE) realizada entre 16 e 19 de setembro na FURB.

O estudo foi realizado em duas escolas municipais de Blumenau: Escola Básica Municipal Bilíngue Erich Klabunde, que trabalha português e alemão, e a Escola Básica Municipal Bilingue Annemarie Techentin, que trabalha português e inglês. A pesquisadora organizou grupos de discussão com professores de cada uma das unidades para compreender o que os professores vivem e aprendem no cotidiano da escola, como adaptam suas práticas e como lidam com as particularidades de ensinar em um ambiente bilíngue, entre outros aspectos.

“A linguagem nos desenvolve. Quanto mais processos sociais e processos de linguagem enquanto prática social, maiores são as nossas perspectivas de desenvolvimento como professor, professora. Mas o que nós queríamos entender é como a linguagem também é mola propulsora nos processos de socialização profissional. Até porque esses modelos de escola nos apontam uma relação de co-docência: há o professor da língua e há o professor pedagogo que está em sala”, explica a pesquisadora.

Os resultados da pesquisa indicam que, como a educação bilíngue envolve outras culturas e diferentes estratégias de ensino, os professores são levados a estudar mais, repensar suas práticas, aprender com os colegas e criar soluções em conjunto. “O processo da escola pública bilíngue da rede de Blumenau nos aponta realmente uma possibilidade de fazer diferente nos processos de ensinar. E a tese nos evidencia como as experiências dos professores e estudantes passam a ser conjuntas com a linguagem”, destaca a pesquisadora.

Na avaliação da pesquisadora, há uma lacuna de conhecimento sobre o assunto, tendo em vista que a formação continuada dos professores é geralmente vista como algo trazido de fora da escola e oferecido ao professor. “O que a tese nos indica é o investimento na relação do contexto escolar, os professores uns com os outros. Isso não excetua as outras instâncias, em nenhum momento deixa os processos de formação sem a universidade. Pelo contrário, é uma parceria”, destaca.

O Programa de Educação Bilíngue de Blumenau existe desde 2018 e atualmente inclui 18 unidades escolares do município que adotam diferentes pares linguísticos. Na avaliação da pesquisadora, a consolidação do programa evidencia a potencialidade da escola pública para a promoção do ensino bilíngue, tradicionalmente associado, no Brasil, à rede privada de ensino. “Quando a gente pensa em escola bilíngue, ainda estão latentes na nossa sociedade alguns privilégios quanto à língua e linguagem. Aqui em Blumenau, a gente tem essa iniciativa já bem consolidada, especialmente nos anos iniciais. Percebo, como outras autoras, a potencialidade da rede pública como espaço para promover a educação bilíngue de qualidade. Porque também há o estigma de dizer que na escola o inglês não funciona”, avalia.

 

Pesquisa gerou publicação voltada às escolas; livro pode ser baixado gratuitamente

A pesquisa de Doutorado de Bihringer resultou na produção de um livro voltado às comunidades escolares. A proposta da publicação é incentivar ações que ajudem a promover processos de formação nas escolas públicas bilíngues. A publicação almeja, ainda, inspirar outras escolas com projetos bilíngues a refletir sobre seus processos de formação. “Esse material vem para subsidiar processos de formação dentro da escola, que esses coletivos de professores possam se apropriar desse material em suas reuniões pedagógicas junto com as direções das escolas, ler em conjunto. É isso que eu desejo, que a pesquisa possa sair desse contexto da universidade e alcançar as realidades escolares”, ressalta.

O livro pode ser baixado gratuitamente neste link.

 

FURB Pesquisa

O trabalho foi tema do programa FURB Pesquisa desta semana: