Pesquisa FURB revela imagem de Blumenau na perspectiva dos moradores e hábitos de lazer dos blumenauenses
Por Camila Maurer [21/03/2025] [13 h24]
Estudo conduzido pelo Projeto Focus em 2024 revelou que moradores estão satisfeitos com a cidade; inovação e oportunidades profissionais são pontos fortes
Estudo conduzido por pesquisadores da Universidade Regional de Blumenau (FURB) investigou a imagem de Blumenau na perspectiva de seus moradores e revelou que a população vive um momento de satisfação em relação à cidade. A pesquisa foi realizada pelo Projeto Focus, que há mais de 20 anos investiga comportamentos, hábitos e opiniões dos blumenauenses. Na avaliação da coordenadora do projeto, Cynthia Quadros, a realidade revelada pelo estudo corrobora uma tendência identificada em pesquisas anteriores. A pesquisa coletou respostas de 2.700 pessoas por meio da aplicação de questionários.
“Blumenau é vista como uma cidade inovadora, não só pelo polo de tecnologia que ela tem, pelas muitas empresas de tecnologia que sedia, mas também pelos investimentos nessa área”, destaca Quadros. A maior parte dos entrevistados considera que a cidade oferece ótimas oportunidades de emprego e formação profissional, além de possuir bom potencial de desenvolvimento econômico e ser atrativa para investimentos. Mais de 80% dos participantes da pesquisa consideram que a cidade é reconhecida por sua qualidade de vida. “A população está otimista em relação à cidade, independentemente de governo. Quando fazemos essas investigações, vai muito além de governo municipal, a gente analisa quanto a população se reconhece, se sente incluída, se sente respeitada”, ressalta.
Aspectos culturais também foram objeto de investigação dos pesquisadores. A maior parte dos entrevistados considera que a cultura é valorizada em Blumenau e que eventos como Oktoberfest, Stammtisch e Magia de Natal promovem a diversidade cultural e o entretenimento. A pesquisadora Cynthia Quadros, coordenadora do projeto, ressalta que a percepção positiva dos moradores em relação à cidade não se restringe aos nascidos em Blumenau, tendo em vista que mais da metade dos entrevistados provêm de outras cidades. “A gente vê pessoas do Brasil todo que escolheram Blumenau parar morar já há algum tempo e que absorvem essa cultura e não se sentem à margem da cultura germânica e das tradições envolvidas”, destaca.
Os menores índices de satisfação registrados pela pesquisa estão relacionados à prestação de serviços públicos de saúde e transporte coletivo. Cerca de 46% dos participantes consideram que Blumenau não oferece transporte público acessível e eficiente, com horários adequados e rotas que atendem a população. Para 28,9%, os serviços de saúde, como consultas médicas e exames, não são eficientes.
Projeto Focus também investigou hábitos de lazer do blumenauense
Em 2024, os pesquisadores do projeto também investigaram os hábitos de lazer da população residente em Blumenau por meio da aplicação de questionários respondidos por 2500 pessoas. O estudo revelou que o lazer dos blumenauenses é voltado ao escapismo, ou seja, uma forma de fugir da pressão do cotidiano. A maioria dos participantes praticam atividades de lazer de forma coletiva, com família e amigos.
Um ponto considerado preocupante pelos pesquisadores é o fato de que o lazer dos blumenauenses é praticado, sobretudo, em lugares fechados e privados, ainda que não necessariamente pagos. “Embora a gente tenha 50% da população que frequenta o Parque Ramiro Ruediger, ainda é uma população que pode frequentar mais outros espaços de forma recreativa”, avalia. Sobre esse aspecto, o desconhecimento de uma parcela considerável da população em relação aos parques de Blumenau chama a atenção: 20% dos participantes do estudo afirmaram que não conhecem o Parque São Francisco de Assis, na região central da cidade, nem mesmo “ouviram falar” sobre sua existência. O Parque das Nascentes, no Progresso, é desconhecido para 15,7% dos respondentes.
Projeto Focus investiga hábitos e opiniões dos blumenauenses há mais de 20 anos
O Projeto Focus é um projeto de extensão criado no âmbito do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Regional de Blumenau (FURB) em 2003 que realiza pesquisas quantitativas periódicas para investigar como vive e o que pensa a população de Blumenau. “Naquela época, a gente já sentia falta de informações sobre a população. Nós tínhamos pesquisas nacionais, dados secundários sobre o brasileiro, eventualmente o catarinense, mas muito pouco ou quase nada de pesquisas que revelassem comportamentos, opiniões, preferências, hábitos e estilo de vida da população das cidades”, explica.
As pesquisas conduzidas pelo projeto têm fornecido subsídios para a formulação de políticas públicas nos mais diversos setores. “A universidade tem um papel extremamente importante ao transformar dados em informações e transformar essas informações em conhecimento para o poder público. Nos mais de 20 anos de Projeto Focus, todos os governos municipais nos deram uma oportunidade de trabalho e prestigiaram a universidade, demandando pesquisas para monitorar a opinião pública sobre os mais diversos aspectos”, ressalta.
Atualmente, o projeto conta com o envolvimento dos cursos de Publicidade e Propaganda e Jornalismo, além do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGAd/FURB). Na avaliação da coordenadora do projeto, a multidisciplinaridade adotada pelo projeto garante a existência de uma equipe ampla e plural, além de possibilitar a análise dos dados a partir do conhecimento de diversas áreas. No ano passado, o projeto contou com o envolvimento de estudantes contemplados pelo Programa Universidade Gratuita.