Pesquisa investiga o trabalho na educação física escolar

Pesquisa investiga o trabalho na educação física escolar

Foto: Divulgação

O mestrando Marcos Antônio Fari Junior, do Programa de Pós-Graduação em Educação da FURB, defende sua dissertação nesta quinta-feira, dia 17, a partir das 14 horas, na sala D-101 (via skype).
 
“Para além do rolar a bola: narrativas sobre a construção das identidades do professor de Educação Física escolar”, é o título do trabalho.
 
Compõem a Banca Examinadora: Presidente - Prof. Dr. Antônio José Müller/FURB; Titulares: Prof. Dr. Edson Souza de Azevedo/UFSC; Profa. Dra. Carla Carvalho/FURB; Suplente:         Prof. Dr. Adolfo Ramos Lamar/FURB.  
 
RESUMO
 
Esta pesquisa está integrada à linha de pesquisa em Educação, Cultura e Dinâmicas Sociais e vinculada ao grupo de pesquisa em Filosofia e Educação EDUCOGITANS, do Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado em Educação, da Universidade Regional de Blumenau (FURB), situada na cidade de Blumenau, Santa Catarina, Brasil.
 
A pesquisa teve como objetivo compreender como os estudantes afetam na construção das identidades dos professores de Educação Física escolar, do município de Jaraguá do Sul, Santa Catarina, Brasil. Na pesquisa, foram realizadas entrevistas narrativas com cinco professores de Educação Física escolar, nas quais eles relataram como foram suas trajetórias docentes e como foram os encontros com os estudantes nos diferentes momentos desses itinerários profissionais.
 
Os dados foram analisados de forma qualitativa, integrando no mesmo capítulo de análise a transcrição das entrevistas como elementos literários, em conjunto com os conceitos de identidades de Sygmunt Bauman e Stuart Hall, e diálogo de Paulo Freire, facilitando a reflexão sobre a relação entre professor e estudante na constituição do sujeito.
 
Por meio da análise de dados, verificaram-se as diferenças no sentimento de pertença dos professores de Educação Física escolar com relação à escola, compreendendo-se que a participação dos estudantes durante as aulas de Educação Física, suas formas de se relacionarem, suas histórias de vida, a afetividade e o reconhecimento pelo trabalho docente são os diferentes modos com que eles afetam  a construção das identidades dos professores.
 
Também se reflete que o diálogo e a problematização constante desses encontros no cotidiano do professor são condições favoráveis para que os professores possam perseverar no seu próprio ser.