Pesquisa sobre tecnologias médicas será finalizada na Suécia
Por Central Multimídia de Conteúdo/Jornalismo / Isabella Cremer [08/12/2020] [08 h43]
Prestes a terminar seu mestrado no Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGAd) na Universidade Regional de Blumenau (FURB), a pesquisadora Aline Rocha passou no processo seletivo para dupla titulação em Administração na FURB e Ciências da Inovação na Halmstad University, na Suécia. Além da dupla titulação, a pesquisadora também foi aceita no programa de doutorado da universidade sueca.
Com sua dissertação de mestrado na linha de pesquisa sobre Gestão Estratégica e Internacionalização das Instituições, especificamente fazendo um comparativo da adoção de tecnologias médicas em empresas brasileiras e suecas, a pesquisadora Aline agora vai para a Suécia finalizar seu mestrado com duas orientadoras da Halmstad University e um orientador da FURB, conquistando assim a dupla titulação.
Aline conta que quando surgiu a oportunidade de pesquisar na área da saúde, com foco mais específico nas tecnologias médicas, na adoção dessas tecnologias por parte das organizações, ficou muito animada, pois com isso ela aliaria a área de ciências contábeis, na qual é formada, e a paixão pela área da saúde, pelo cuidado com o próximo, pois também atua como bombeira voluntária.
A pesquisadora pretende ir para a Suécia ainda em janeiro para começar a desenvolver suas atividades na Halmstad University, mas comenta que com a pandemia tudo é muito incerto, e que depende do resultado do visto para entrar no país e da disponibilidade de voos.
A dupla titulação funciona a partir de convênios específicos que são firmados com determinadas universidades e determinados cursos. Segundo o coordenador de Relações Internacionais da FURB, David Colin Morton Bilsland, o maior benefício desta modalidade de intercâmbio é o maior reconhecimento que esse diploma estrangeiro têm em determinadas regiões, como o europeu, caso o pesquisador passe a residir lá.
“Neste momento nós temos este intercâmbio em questão com a Universidade de Halmstad, na Suécia, que engloba o curso de tecnologia de marketing, e o mestrado e doutorado em Administração. Para o futuro a gente espera desenvolver novos convênios que possibilitem a dupla titulação para outros cursos da FURB também”, afirma o coordenador.
Intercâmbios FURB
Assim como a dupla titulação, a FURB mantém convênio com diversas universidades e possui opções de intercâmbio na Europa, América, Ásia e África em diversas áreas. Para participar do Programa de Intercâmbio é necessário estar regularmente matriculado, ter completado pelo menos 25% do curso no momento da inscrição, e também possuir média geral mínima de 7,5 no histórico acadêmico.
“Os convênios que a gente tem na FURB, além de permitir o intercâmbio dos alunos, também permite o intercâmbio de pesquisadores e professores, que acaba proporcionando novas experiências, novas pesquisas, novos avanços, principalmente em inovação, entre as universidades” comenta o coordenador de Relações Internacionais da FURB.
Os acadêmicos da Universidade Regional de Blumenau também não precisam se preocupar com os custos duplicados durante o período de intercâmbio, pois o Programa de Intercâmbio isenta as taxas de matrícula e mensalidades no exterior. Além disso, as disciplinas cursadas fora da FURB depois são convalidadas pelo colegiado de cada curso.
Já a dupla titulação está disponível apenas para o curso de Pós-Graduação em Administração (PPGAd). Para ser selecionado o acadêmico precisa ter sua pesquisa aprovada pelo orientador da FURB e também pela instituição estrangeira receptora.