Pesquisadores publicam artigo em periódico internacional

Pesquisadores publicam artigo em periódico internacional

Foto: CMC

A última edição da revista científica Journal of Food Science and Technology, do mês de abril, traz o artigo “Filme inteligente com sensor de pH baseado em extrato de casca de jabuticaba incorporado em matriz biopolimérica”, que foi publicado pelos pesquisadores mestres Tuany Gabriela Hoffmann e Betina Louise Angioletti e doutores Sávio Leandro Bertoli e Carolina Krebs de Souza, do Grupo de Engenharia Bioquímica e Alimentos (GENBIA), do Departamento de Engenharia Química da Universidade Regional de Blumenau (FURB).  
 
A renomada revista, com impacto internacional, traz o primeiro estudo que relata o desenvolvimento de uma embalagem sensível ao pH à base de jabuticaba. No estudo, os pesquisadores verificaram que as antocianinas, corantes naturais que dão a cor roxa e avermelhada para muitas flores e frutas, como a jabuticaba, por exemplo, apresentam uma resposta colorimétrica a uma ampla faixa de pH.  
 
Esta propriedade da antocianina sugere que o composto é promissor na aplicação em embalagens inteligentes de alimentos. Isso porque, com o passar do tempo, os alimentos vão chegando ao fim de sua vida útil e seu pH acaba sendo alterado, ficando mais ácido ou básico. É esta alteração que faz com que a embalagem inteligente mude sua coloração e alerte os consumidores para a característica do alimento. 
 
Uma das autoras do artigo, Tuany Gabriela Hoffmann, destaca que o uso inédito do fruto nacional em embalagens inteligentes reforça a importância e a riqueza da flora brasileira. “A embalagem sensível ao pH é uma forma visual de comunicar ao consumidor a qualidade do alimento, uma vez que muitos alimentos têm sua degradação atrelada à variação do seu pH”, afirma Tuany.  
 
A orientadora da pesquisa, professora Carolina Krebs de Souza, destaca que a embalagem poderá promover segurança alimentar aos consumidores. “Pois pode indicar se um alimento está próprio para consumo ou não”.  
 
Para ler o artigo na íntegra, acesse este link.