PET Saúde Equidade promove última assembleia de 2025 com palestra sobre comunicação não violenta
Por Lucas Adriano [25/11/2025] [14 h28]
Profissionais da rede pública de saúde de Blumenau, estudantes da FURB e professores vinculados ao Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde, o PET Saúde Equidade, participaram na tarde desta terça-feira (18) da última assembleia de 2025 do programa. O encontro aconteceu no auditório da biblioteca do campus 1 da FURB.
Contemplando 61 bolsistas de cursos das áreas de Saúde, Sociais Aplicadas, Ciências Humanas e Ciências Tecnológicas, o PET Saúde Equidade foi iniciado em Blumenau em maio de 2024. Estabelecido em parceria entre a FURB e a Secretaria Municipal de Promoção da Saúde de Blumenau (Semus), o programa recebe recursos oriundos do Ministério da Saúde no âmbito da política federal de acompanhamento das condições de trabalho dos profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS). Na edição atual, que se encerra em abril de 2026, o tema do programa é “Ser e Fazer no SUS em Blumenau: equidade e interseccionalidades na valorização das trabalhadoras”.
“Hoje nós temos pessoas envolvidas com bolsa do Ministério da Saúde que são profissionais de saúde de vários setores como Unidade de Saúde da Família, CAPS infanto-juvenil, banco de leite, vários serviços de referência, então a gente fica muito feliz porque hoje os alunos têm a possibilidade de já entender o SUS antes de mesmo entrar nele. (...) É um momento de descontração, um momento assim que a gente pode celebrar o êxito desse projeto, mas também integração dele com o serviço e com a Universidade”, destaca Ana Célia Carvalho Schneider, professora substituta do Departamento de Medicina da FURB e coordenadora do projeto em Blumenau.
Conforme a docente, iniciativas similares de acompanhamento das condições laborais e os desafios dos trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS) de Blumenau ocorrem em parceria entre a FURB e o poder público municipal há quase 20 anos. Na última assembleia do PET Saúde Equidade deste ano, os integrantes do projeto aproveitaram a ocasião para refletir sobre os trabalhos realizados ao longo de 2025 e planejar as atividades de 2026, que marca o encerramento do atual ciclo de trabalho.
Ainda no decorrer da assembleia de terça-feira (18), foi realizada uma palestra sobre comunicação não violenta. A convidada foi a assistente social Maria de Fátima Kruzenski, egressa do curso de Serviço Social da FURB.
Assista à reportagem em vídeo e saiba mais sobre o PET Saúde Equidade:

