PET Saúde Equidade publica cartilha sobre violências contra a mulher

PET Saúde Equidade publica cartilha sobre violências contra a mulher

Foto: Internet

A equipe do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde - PET Saúde: Equidade da Universidade Regional de Blumenau (FURB) publicou uma cartilha sobre violências contra a mulher. O documento contempla orientações sobre como reconhecer diferentes formas de violência – física, psicológica, sexual, patrimonial, moral e no trabalho –, além de informações sobre como acessar a rede de atendimento em Blumenau. A cartilha está disponível gratuitamente neste link.

Cleide Gessele, professora do Departamento de Serviço Social da FURB e uma das tutoras do grupo, explica que a proposta de produzir a cartilha surgiu a partir da identificação da necessidade de direcionar informações sobre os vários tipos de violência em linguagem acessível, mas com cuidado teórico e profissional. A publicação foi produzida pelo Grupo 2 do PET Saúde: Equidade, que se dedica a trabalhar questões que envolvem saúde mental e violências junto às trabalhadoras e futuras trabalhadoras do Sistema Único de Saúde (SUS). A elaboração da cartilha coube a estudantes da área da saúde que atuam como bolsistas no programa, sob supervisão das preceptoras e tutoras do grupo. O material foi aprovado pela Secretaria Municipal de Promoção da Saúde de Blumenau e divulgado entre as trabalhadoras do SUS no município.

Na avaliação da professora, que também é pesquisadora do tema, as situações de violência vividas pelas mulheres são, frequentemente, tão naturalizadas que passam despercebidas. “Nosso intuito é levar orientação e problematização para que a violência não seja tratada como um tabu, mas que a gente possa falar das micro violências que nós, mulheres, todos os dias, em todos os espaços em que estamos inseridas”, destaca. Para Gessele, o aumento nos índices de violência contra as mulheres registrado nos últimos anos corrobora a importância de fomentar a discussão em torno do tema. “A violência sempre existiu, mas hoje, com a visibilidade e com o marco regulatório que a gente tem, conseguimos fazer com que essas mulheres se sintam mais seguras para denunciar”, enfatiza.

O Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET Saúde) é um programa de ensino financiado pelo Governo Federal com duração de dois anos que busca fomentar o conhecimento dos participantes sobre o tema proposto. O PET Saúde: Equidade organiza-se em diversos grupos e trabalha questões relacionadas à valorização de trabalhadoras e futuras trabalhadoras do Sistema Único de Saúde (SUS) no âmbito das abordagens de gênero, sexualidade, raça, etnia e pessoas com deficiências. As ações do projeto são realizadas a partir de uma parceria entre a FURB e a Secretaria Municipal de Promoção da Saúde de Blumenau.