Pós-graduação da FURB estuda Araçá-do-Campo
Por Central Multimídia de Conteúdo/Jornalismo [14/10/2020] [18 h48]
O Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade da FURB (PPGBIO) está estudando a planta Psidium guineense, popularmente conhecida como Araçá-do-Campo. A pesquisa foi iniciada em agosto de 2019, sob a orientação da professora Dra. Ana Lúcia Zeni e tem como objetivo descobrir o potencial da espécie.
Uma das estudantes que está trabalhando na pesquisa é Francielle Colovini, mestranda do PPGBIO, responsável pela parte de análises fitoquímica, antioxidante e de fotoproteção da planta. “Embora seja uma planta nativa, há pouca informação sobre a espécie, que não é comumente utilizada pela população. Estamos pesquisando porque existem estudos que demonstraram potencial farmacológico”, explicou a pesquisadora.
Algumas análises já foram feitas com outra planta, a Goiabeira, que por ser do mesmo gênero traz esperança sobre o Araçá-do-Campo. “A Goiabeira é mais utilizada e já existem estudos que comprovam sua utilidade. E a Psidium guineense, que é do mesmo gênero, acreditamos que tenha um potencial também. A Goiabeira é uma espécie exótica, então é interessante utilizar uma espécie nativa, aqui do nosso país”, disse Francielle.
Os próximos passos agora são, após descobrir o potencial da planta, evoluir para um trabalho aplicado pela indústria. “Descobrindo um potencial de compostos fitoquímicos, a planta pode ser utilizada para produzir algo que seja interessante para o ser humano. Por exemplo um medicamento, suplemento, ou ainda cosméticos”, destacou a mestranda do PPGBIO.
A pesquisa sobre o Araçá-do-Campo é mais uma das várias pesquisas que acontecem no Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade da FURB, como a do Tuco-Tuco das Dunas e a do Morcego Myotis SP.
O mestrado em Biodiversidade inscreve candidatos até o dia 1º de novembro.