PPGD FURB recebe autor de livro que trata da relação do Direito com Inteligência Artificial, algoritmos e consumo

PPGD FURB recebe autor de livro que trata da relação do Direito com Inteligência Artificial, algoritmos e consumo

Foto: Lucas Adriano

O Programa de Pós-Graduação em Direito da FURB (PPGD) recebeu na última quinta-feira (4) o pesquisador paraense Dennis Verbicaro, autor do livro "Algoritmos de Consumo: discriminação, determinismo e solução online de conflitos na era da inteligência artificial". A obra, que teve seu lançamento realizado na FURB na mesma ocasião, faz um apanhado atual sobre temas presentes do Direito do Consumidor e do Direito Digital, sendo a base do referencial teórico da disciplina de Seminários intitulada "Novas Tecnologias, Inteligência Artificial e Regulação Algorítmica", ministrada pelo pesquisador e pela professora Priscila Zeni de Sá, docente do PPGD FURB.

 

Segundo ambos os professores, esta disciplina consolida uma rede de cooperação existente há algum tempo entre o PPGD da FURB com os Programas de Pós-Graduação da área jurídica da Universidade Federal do Pará (UFPA) e do Centro Universitário do Pará (CESUPA). Na sua vinda à FURB, fato que marcou o encerramento desta disciplina no semestre, Dennis Verbicaro falou sobre seu livro e participou de uma roda de conversa acompanhada de forma remota pelos estudantes dos programas de pós-graduação dos quais o autor é professor integrante no Pará e que foi acompanhada presencialmente por estudantes e egressos do PPGD FURB.

 

“Temos um acordo de parceria científico-acadêmica, onde fizemos uma disciplina conjunta com alunos tanto do Norte quanto do Sul do país, unindo aí duas regiões tão diferentes, mas tão comprometidas com todas essas questões com relação ao consumo eletrônico, a novas tecnologias e inteligência artificial. Então, durante essa disciplina, que foi online, mas agora com o fechamento presencial, recebemos o professor Dennis aqui e percebemos que os problemas que as pessoas têm com relação ao consumo digital, a novas tecnologias, as novas prestações e serviços, perpassam necessariamente pelos problemas jurídicos e problemas tecnológicos. Eles são os mesmos, não apenas de Norte a Sul do Brasil, mas são os mesmos no mundo todo”, afirma Priscila Zeni de Sá, professora do PPGD FURB.

 

 

Assista à reportagem em vídeo e saiba mais sobre a temática de algoritmos de consumo, estudada por Verbicaro.